Pensamento c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Principais Marcos:
Foi na Antiguidade Clássica, mais concretamente em Pompeia, que foram descobertos vestígios de tabuletas a anunciar combates entre gladiadores. No entanto, nessa altura, vigorava a publicidade oral, feita através dos pregoeiros, que apenas elogiavam as virtudes ao produto (escravos, gado). E a actividade manteve-se assim à Idade Média.
Foi no século XV quesurgiram os primeiros panfletos e cartazes. O primeiro cartaz foi impresso em 1482 e destinava-se a anunciar uma grande manifestação religiosa em Raims, Paris. Mais tarde em 1625, surgiu o primeiro anúncio publicitário destinado a um livro, o Mercurius Britannicus, o aparecimento da primeira secção de anúncios surge em 1631 e teve como finalidade única chamar a atenção do leitor.
Devido às váriasopiniões dos anunciantes, passados cem anos, isto é, em 1729, Benjamim Franklin, considerado o “pai” da publicidade, começou a considerar a publicidade do ponto de vista do consumidor. Em 1745 aparece o primeiro jornal destinado apenas à publicação de anúncios.
Revolução Industrial:
A produção de subsistência de mercadorias e matérias-primas aumentou formando assim uma sociedade industrializada.Surgem os produtos e nasce o consumidor, aquele que vende a sua força de trabalho por dinheiro e usa esse dinheiro para comprar produtos.
Em 1929 dá-se a crise e afirma-se que desde que haja uma indústria tem de haver uma grande massa de consumidores, é preciso produzir no sentido de satisfazer as necessidades dos consumidores (Consumer Oriented).
Passa a existir produtos, concorrência econsumidor. Desta forma é necessário informar o consumidor, e essa informação dá-se através da publicidade, é preciso diferenciar-se da concorrência, e essa diferenciação faz-se através das marcas.

Características do sector:
É um sector económico de pequena dimensão (apesar de movimentar muito dinheiro), é geograficamente concentrado, e um sector onde predominam as empresas internacionais.
Actores dapublicidade:
* Produto (marca);
* Anunciante;
* Agência;
* Produtoras;
* Empresas de estudos de mercado;
* Agências de meios e centrais de compra;
* Os meios;
* O consumidor.

Contemporaneidade da Publicidade
A Escola de Chicago é um grande marco na história da publicidade contemporânea, esta foi a responsável pela recepção da publicidade e pelos estudos daspráticas culturais de consumo, hoje em dia ainda mais estudadas por aspectos de psicologia e dos efeitos da publicidade, como produto de comunicação de massa.
O Mass Communication Research (MCR) surgiu com a Primeira Guerra
Mundial, principalmente, a partir dos primeiros estudos de Harold D. Lasswell, acerca da utilização de técnicas comunicacionais no âmbito da propaganda como ferramentafundamental para o êxito ou fracasso dos países envolvidos. Assim, com a posse deste estatuto social prático, foi atribuída à comunicação um poder soberano, quase inquestionável em relação à eficácia de seus efeitos.
Mas, para melhor compreensão dos motivos que alimentaram esta corrente operacional de comunicação é necessário fazer primeiramente uma contextualização do cenário vivido durante o período noqual predominou a MCR. A principal área que suportou os estudos do MCR foi a psicologia, com o seu grande entendimento no comportamento do indivíduo frente a estímulos externos, corrente de pensamento que já apresentava as suas raízes vincadas, com a psicologia de massas, o behaviorismo do pioneiro John B. Watson e sua filiação, e cujas teorias foram desenvolvidas pelo estudioso Ivan Pavlov. Comoconsequência, a situação de estudos propiciada pela Mass Communication Research abriu horizontes para melhor entendimento de diversos aspectos relativos ao comportamento do consumidor, e desta forma foi essencial para o desenvolvimento da publicidade.
É de mencionar quatro posturas base que orientaram o comportamento de consumo: pavloviana, freudiana, marchaliana e vebleniana. No sentido...
tracking img