Pensamento unico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade Curricular: Psicologia Politica
2º Ano da Licenciatura
em
Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental

Trabalho:
Ensaio sobre o tema: Pensamento único

Discente: Luis Filipe de Almeida Costa

Docente: Raquel Cristina Paulo Pinheiro Vieitas Cardoso

Introdução:

Este ensaio tem como objectivo analisar e procurar desmitificar alguns argumentos utilizados pelos defensores dochamado “pensamento único” num mundo globalizado tanto a nível económico como a nível da informação, e, a sua inevitabilidade como factor de desenvolvimento para o ser humano e para o mundo em geral, não esquecendo a alteração produzida no conceito de Democracia emergente nos finais do Século XX e na transferência de lugares no pódio dos poderes instituídos.
Foi produzido no âmbito de um trabalhosolicitado na unidade curricular: “Psicologia Politica”, do 2º Ano da Licenciatura em “Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental”, Leccionado no ISPA.
Foi proposto aos alunos a escolha de um tema livre que se adaptasse à unidade curricular.
Escolhi o tema “Pensamento Único”, pois considero que é algo que está a maniatar, deformar e em alguns casos destruir, o livre pensamento, a discussão deideias, a democracia participativa, a soberania estatal, a liberdade de imprensa, a ecologia, a cultura e tradição, os direitos humanos, etc., criando uma visível sonolência nos actores secundários (população mundial) e formalizando um filme onde se percebe perfeitamente qual vai ser o seu fim.

De todas as ilusões
a mais perigosa consiste em pensar
que não existe mais que uma realidade.
PaulWatzlawick

O que é “O Pensamento Único”

Com a queda do Muro de Berlim, com o fim dos sistemas políticos do denominado “Bloco de Leste” e a desmoralização do socialismo, esta nova doutrina alcançou uma força e arrogância que se transformou rapidamente no novo “catecismo” moderno que propaga a boa nova da salvação da humanidade.
Em termos ideológicos os defensores desta nova doutrina, como queembutidos da qualidade de novos “apóstolos” procuram impingir ao mundo a crença de que ela é irreversível e que ou se adere a ela ou se fica à margem da História e do desenvolvimento.
Com os acordos de Breton-Woods, em Julho de 1944 estabeleceram-se as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo,na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objectivo governar as relações monetárias entre Nações-Estado independentes. Estes acordos, tal como o jardim do Éden, foram o princípio deste novo dogma, levando a sua evolução, a uma alteração da actividade económica mundial (globalização) que muitos defendem ser um paradigma já muito antigo, bem com a uma alteração doranking dos poderes, passando o poder político que outrora ocupava o 1º lugar, para 3º, sendo ultrapassado pelo poder económico (1º lugar) e pelo poder da comunicação social (2º lugar), assim como defende ignácio Ramonet (1995) e bem como a uma alteração no conceito mais primitivo da Democracia, tal como o ensaísta neoliberal, Alain Minc formula: “Não se pode derrubar o capitalismo. É o estadonatural da sociedade. A democracia não é o estado natural da sociedade. O mercado sim.” Por todo o mundo, nas grandes democracias, os políticos tudo fazem para chegar ao poder, mas qual o seu desencanto, quando sentem que o poder mudou de eixo e em vez de ser o poder político a regular tudo o resto é a Economia que o obriga a adaptar-se a ela. O Secretário-geral da ONU em 1992, Butros Ghali, afirmouque “a Globalização criou novos poderes que superam as estruturas estatais”.

Globalização económica, politica, cultural – Pensamento único

Enquadramento histórico da Globalização

Há alguns estudiosos que defendem que o processo de globalização não é contemporâneo, que tem a sua origem em tempos muito remotos, como é o caso de Paul Hirst, professor de teoria social no Birkbeck College em...
tracking img