PENSAMENTO POLITÍCO DE JULIUS NYERERE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1417 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO

Líder da Revolução de Julho de 1952, Gamal Abdel Nasser é Gamal Abdel Nasser,foi um militar egípcio, presidente de seu país de 1954 até sua morte.
Depois de ter frequentado o ensino liceal entrou na Real Academia Militar, na qual se formou em 1938, onde terá reunido os membros do Movimento dos Oficiais Livres.
Nasser promoveu, durante seus quase vinte anos no poder, fortepolítica nacionalista, fomentando o movimento pan-arabista, e acabou por levar o Egito a uma efêmera associação com a Síria (a República Árabe Unida).
Um marco importante de sua liderança foi a nacionalização do Canal de Suez, que resultou naGuerra de Suez (1956), em função da resposta militar de França e Inglaterra. Sua maior derrota política e militar foi na guerra dos seis dias em 1967 onde perdeu boaparte do seu poderio militar (aeronáutico), atacado pelos israelenses, quando estava preparado para retomar as colinas de Golan na Síria, invadidas por Israel. Perdeu igualmente parte do Sinai também para Israel.
Julius Nyerere fundou em 1954 o partido de massas Tanganyka African National Union (Tanu), tornando-se primeiro-ministro em 1960 e, após a independência, e o primeiro chefe de Estado daTanzânia.  

Tanzânia nasceu como país em 1964 da união de Tanganika e Zanzibar. A União Nacional Africana de Tanganika (TANU), dirigida por Julius Nyerere, converteu-se no primeiro partido nacionalista, e se instalou no governo desde a independência até 1985. 
Por isso neste artigo vamos abordar como esses dois nacionalistas contribuiram para independência de seus países.PENSAMENTO POLITÍCO DE JULIUS NYERERE

Confrontado com a escolha entre ensinar e política, Nyerere escolhera a última opção, embora se tenha cometido a ambos. Ele foi nomeado ao Conselho Legislativo da Tanganhica em Junho de 1957, mas demitiu-se em Dezembro em protesto contra a Grã-Bretanha por demorar a independência do território.
Decidido a fazer carreira política e a trabalhar paraa independência do seu país em 1952, funda um partido político com este fim. Neste processo, tem o cuidado de dar três passos importantes: estende a mão ao governador inglês com sentida amizade, manifesta o seu ponto de vista favorável a uma sociedade onde as diferentes etnias convivem em paz e harmonia e pressiona o governo colonial inglês para que reconheça, quanto antes, a Tanganica comoEstado independente.
Em outubro de 1959, falando na Assembleia Legislativa, dois anos antes da independência de Tanganhica, Julius Nyerere exprimiu a essência da sua crença:
"Nós, o povo da Tanganhica, gostaríamos de acender uma vela e colocá-la no cume do Monte Kilimanjaro, que brilharia para além das nossas fronteiras dando esperança onde havia desespero, amor onde havia ódio, e dignidade ondeantes havia apenas humilhação."
A independência chega no dia 9 de Dezembro de 1961. Julius Nyerere é eleito primeiro-ministro aos 40 anos. Pouco mais de dois anos depois, Tanganica e Zanzibar unem-se com o nome de República Unida de Tanzânia, TAN – por Tanganica – ZANIA – por Zanzibar.
O novo país consegue estabilidade. A política de Nyerere contribui para isso. O seu lema era: «Desejamos levar aesperança onde esta não existe, o amor onde há ódio, e dignidade onde antes houve humilhação.» A sua inteligência, habilidade, modéstia, austeridade e o profundo conhecimento do seu povo ajudam-no a consolidar a consciência de povo e de nação, num país com mais de 120 etnias. Um dos passos é a introdução do suaíli como idioma, o qual é falado por todas as etnias sem ser o de uma em particular.Julius Nyerere nunca usou sua posição no poder para enriquecer de forma ilícita. Ele até preferia viver com a mulher numa casa humilde, que adquire com recurso ao crédito, a morar num palácio governamental.
Em 1985, demitiu-se voluntariamente do cargo de presidente da república e, cinco anos mais tarde, abandona a vida política. Até às vésperas da sua morte, dedica-se ao cultivo da sua horta....
tracking img