Pensamento político é o agir cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensamento político é o agir cotidiano
Ações coletivas ou não têm origem no pensamento político que não atua no campo da logos (ideias) como a filosofia política ou a ideologia, mas é uma ponte entre a logos e a práxis (atividade prática)

Mais de 90% dos internatuas que acessaram a matéria no site Caçador.net, sobre o sequestrador de uma menina de 14 anos, Luiz Fernando dos Santos, de 20anos, morto pela polícia ao reagir à prisão, nesta semana, exporam sua adoração pela Justiça feita à base de sangue. Numa retórica contestadiana invocaram o jargão “bandido bom é bandido morto”. Sem combinar, sem manipulação de cérebros, eles convergiram para um sentimento popular. Eles pensaram políticamente. Se pudessem, a eles próprios seria reservada a morte de Santos.
Uma das mentes maisbrilhantes deste País, o sociólogo jurista e cientista político Raymundo Faoro (in memoriam) cuja família ainda é ramificada em Caçador, flertou sobre a definição do termo ‘pensamento político’ em seu livro “Existe um pensamento político Brasileiro?”. Definiu muito bem, que é uma ação ‘informulada’, que reside mais na ação, na atividade política, que no campo da logos (ideias). “O pensamento políticode cada um não se afirma na forma intelectual, mas na atividade real implícita na ação, ainda que, à margem desta, afirme-se outra ideia”, definiu.
É nesse campo fértil de possibilidades que o pensamento político atua, sem amarras legais. Não à toa os internautas apreciaram ver o sequestrador morto. Faoro cita exemplo semelhante: “O preconceito racial, por exemplo, se representa um traço dopensamento político, obstinar-se-á em se manter, ainda que as sanções penais o repudie”, descreve.
Para o escritor, o pensamento político situa-se a uma linha muito tênue entre o pensar e o agir. “O pensamento político é uma atividade: a atividade é o território da prática. A atividade é e ainda não é. ‘a atividade envolve uma discrepância entre o que é e o que desejamos que venha a ser”, filosofa.Desta forma, caso os internautas estivessem presos e Santos vivo, e, igualmente preso, poderiam dar prática a outro exemplo de pensamento político: aquele que move detentos a abusar sexualmente de criminosos que carregam sobre os ombros crimes sexuais. Ele também tem condenação anterior por estupro.
Na visão de Faoro, o pensamento político, “acompanha e potencializa a dialética social à qual sevincula, sem ser mero reflexo, por meio de manifestações múltiplas, que não estão necessariamente submersas no saber formulado, com o rótulo político”. O sociólogo pondera que “em certos momentos, o pensamento político se expressa melhor na novela do que no discurso político, mais na poesia do que no panfleto de circunstância”.
De fato, está correto Faoro em vincular as facetas do pensamentopolítico, ao cotidiano das pessoas. Desapercebidamente, ações tomadas por uma coletividade têm como fundo uma idéia coletiva. À fila de qualquer banco, percebe-se que ao chegar uma gestante com filho no colo ou idoso, todos os presentes abrem mão da preferência no atendimento. É instintivo. O contrário, na China, da milenar sabedoria de Confúcio, onde a preferência não existe. Cada qual é igual, eatendidos primeiro são os mais fortes. É o pensamento político e suas variáveis.

A política como fim

Certo é que se tem uma definição que o sociólogo Raymundo Faoro ou qualquer outro pensador não pode negar ao se tratar de pensamento político, é que sua essência está imersa ao objeto político. “O pensamento político está dentro da experiência política, incorporado à ação, fixando-se em muitasabreviaturas, em corpos teóricos, em instituições e leis. A ideia, por essa via, faz-se atividade, não porque fruto da fantasia ou da imaginação, mas porque escolhida, adotada, incorporada à atividade política”, definiu Faoro.
E, é na política que encontramos exemplos clássicos de manifestações humanas cunhadas em um pensamento político próprio. Muitas vezes é ele – o pensamento político –...
tracking img