Pensamento mitologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1523 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O pensamento mitológico em nossa sociedade

Desde os primórdios de sua existência, o homem se viu cercado dos mais diversos mitos que, exercendo várias influências, eram capazes de atribuir explicações ao até então inexplicável, além de refletir as diferentes crenças dos mais variados povos. As relações humanas na sociedade contemporânea se distanciam cada vez mais e o subjetivo começa a seperder em meio ao pensamento científico que, desde o século XVIII, com a Revolução Industrial, vem ganhando mais força diante da necessidade de respostas lógicas, objetivas, as quais definem, rapidamente, o certo e o errado, o bom e o ruim, de modo a construir um conhecimento que trabalhe com fatos concretos e, principalmente, reverta tudo aquilo que se ensina para finalidades práticas e rentáveis.‘Para que serve o mito?’ - tal indagação frequente nos dias atuais reflete algo recorrente em nossas vidas: a carência de uma explicação acerca de um determinado tema que nos permita compreender esse assunto e que, consequentemente, atribua-nos um sentido em estudá-lo. Uma grande virtude do homem, bem como uma de suas maiores dificuldades, é encontrar um equilíbrio para suas sensações, palavras,atitudes e pensamentos. A mitologia, independe à qual cultura pertencer, concede-nos ferramentas que nos ajudam a atingir esse equilíbrio. Ciência e mitologia não são crenças antagônicas, elas não se excluem; ao contrário, há um ponto de equilíbrio que torna uma a extensão da outra. Não há dúvidas de que o pensamento científico nos proporcionou descobertas de extrema importância para o homem,mas, muitas vezes, tais descobertas se restringiram ao plano material da vida.

Os mitos são capazes de completar o homem de diferentes maneiras e podem representar metáforas das diversas situações vivenciadas no cotidiano. Eles são portadores de um conhecimento e de uma sabedoria que nos permitem refletir, a ponto de tomarmos decisões serenas nos momentos necessários, ou seja, com eles podemostranscender esse plano material e mergulhar mais profundamente em nosso espírito, no subjetivo, tão importante em nossas vidas. Somos capazes de alçar voos com nossa imaginação, os quais nos transportam a universos completamente diferentes daqueles que encontramos em nosso dia a dia. Os mitos conseguem proporcionar esses voos que nos levam ao nosso próprio interior, ampliando os horizontes de nossospensamentos, lembrando-nos de importantes valores, como a cortesia, o compartilhar, o companheirismo que, no elevado grau de individualismo da sociedade contemporânea, são cada vez mais difíceis de ser encontrados.

Questões como família, amizade, casamento, superação de obstáculos, traição, dentre outras, estão presentes na mitologia, não por acaso, com narrativas que diluem esses aspectos esobre os quais permitem uma reflexão; valores estes que não envelheceram e continuam os mesmos com os quais lidamos atualmente. Excluir o mito de nosso campo de conhecimento é limitar muito nossa capacidade de ampliar horizontes, de explorar a imaginação, de aprender e a desenvolver-nos como seres humanos melhores. Em outras palavras, o mito é capaz de nos legar ensinamentos que acentuam nossoengrandecimento pessoal, de forma a nos auxiliar numa autocompreensão, bem como no entendimento daqueles que nos cercam.

Certamente, muitas pessoas tiveram uma vida distante em relação ao contato com a mitologia, sem que isso lhes causasse um vazio, ou uma defasagem; no entanto, a partir do momento em que permitimos que o pensamento mitológico faça parte de nossas vidas, percebemos como muitas denossas indagações passam a ser respondidas e, assim, nossa jornada chamada vida ganha novos horizontes e novos sentidos.


A Origem Do Pensamento Mitológico
1. O Mito é a primeira tentativa de encontrar explicações para uma determinada situação. Portanto, tem uma função específica. Ao efetuar a leitura da definição apontada no guia de estudo, responda: Por que o homem cria o Mito?

O papel...
tracking img