Pensamento mítico e pensamento filosófico

Quais são as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico? Explique como se dá a transição de um ao outro na antiguidade clássica?
O pensamento mítico precedeu a filosofia, mito éuma necessidade humana que tem sua origem no desejo de controlar o mundo, de superação do medo e da insegurança. É uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdadeintuitiva que não necessita de provas, porque está muito mais ligado à magia, ao desejo e ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo. O mito tranquiliza o homem dentro do mundo natural eestabelece modelos de atividades humanas.
O pensamento filosófico é, antes de tudo, uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ele pode sevoltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.
Características do pensamentofilosófico:
 O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos. Para isso é necessário, em primeiro lugar, estabelecer o que éreflexão. Como um espelho que reflete a nossa imagem, a reflexão do filósofo também deixa ver, revela, mostra, traduz os valores envolvidos nas coisas, nos acontecimentos e nas ações humanas. Para tanto,segundo o filósofo e educador Demerval Saviani, a reflexão filosófica deve possuir as seguintes características:
• Radicalidade - ou seja, chegar até a raiz dos acontecimentos, isto é, aos seusfundamentos; à sua origem, não só cronológica, mas no sentido de chegar aos valores originais que possibilitaram o fato.
• Rigor - isto é, seguir um método adequado ao objeto em estudo, com todo origor, colocando em questão as respostas mais superficiais, comuns à sabedoria popular e a algumas generalizações científicas apressadas.
• Contextualidade - como já se disse antes, a filosofia não...
tracking img