Pensamento liberal e despotismo esclarecido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Veremos no decorrer deste trabalho, uma análise basicamente teórica sobre o pensamento liberal e despotismo esclarecido.
Análise esta, bastante resumida para facilitar o entendimento por parte de todos.

Será enfatizado desde seu conceito até os principais despotas esclarecidos europeus. Também de uma forma resumida veremos duas correntes do pensamento econômico da época.Finalizando esta rápida introdução, este trabalho é fruto de uma intensa pesquisa bibliográfica que, formou esta análise teórica sobre pensamento liberal e despostismo esclarecido.








1.1. Objectivos Gerais:
O tema sobre pensamento liberal e despostismo esclarecido é concebida para:
 Definir e explicar o surgimento de pensamento liberal;
 Mostrar os principais déspotas esclarecidoseuropeus (os que se destacaram);



1.2. Metodologia de trabalho:
 Pesquisa na Internet;
 Consultas Bibliográficas.



2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PENSAMENTO LIBERAL E DESPOTISMO ESCLARECIDO
O que é um pensamento liberal?
O pensamento liberal é parte de uma concepção inicial onde os homens são definidos enquanto seres livres e de igual capacidade. Tal pressuposto se baseia na idéia deque a capacidade de pensar racionalmente seja um instrumento nato de qualquer homem. Mediante esse princípio de igualdade, os homens teceriam suas relações a partir da criação de instituições que regulassem a busca de seus interesses. Assim, os liberalistas vêem no Estado uma instituição de origem racional, que conseguiria preservar os princípios de igualdade do homem.
Como ele surgiu?
Oliberalismo surgiu nos fins do século XVII, como um sistema de pensamento que viria justificar a ordem burguesa de seu tempo e, ao mesmo tempo, lançar as bases que constroem o mundo contemporâneo.

Nos dias atuais, a expressão neoliberalismo aparece frequentemente em artigos da imprensa, nas discussões políticas e econômicas.
O prefixo neo, de origem grega, significa "novo". Por que "novoliberalismo"?
Para entender isso, é preciso retomar um conjunto de idéias desenvolvidas na Europa no final do século XVII e no século XVIII, segundo o qual o Estado não deveria interferir tanto na economia, deixando espaço livre para a atuação da iniciativa dos particulares.
Essas idéias foram produto e produtoras de importantes transformações nas sociedades européias e, depois, se espalharam por outrasregiões do mundo, como a América.



3. BURGUESIA E PENSAMENTO LIBERAL
Crítica ao Antigo Regime
Durante o Antigo Regime, alguns países europeus foram marcados por considerável intervenção do governo dos reis absolutistas nas atividades econômicas. A criação de companhias de comércio, os sistemas de explora-ção colonial, a definição dos monopólios comerciais faziam parte das preocupaçõesdesses reis, que estabele-ceram um conjunto de práticas e políticas econômicas conhecidas, posteriormente, como mercantilismo.
Ao longo dos séculos XVI a XVIII, o desenvolvimento do comércio e das manufaturas, a exploração das colônias e as transformações no campo favoreceram (em ritmos diversos e em diferentes sociedades) o crescimento dos grupos sociais burgueses, principalmente na França e naInglaterra. Adquirindo consciência de sua impor-tância social e econômica e desejando defender seus interesses, muitos burgueses pretendiam livrar-se da in-terferência dos governos nos seus negócios. Passaram, então, a criticar o chamado Antigo Regime.
Já no século XVII, encontramos alguns pensadores que criticavam a falta de liberdade, política e econômica, na Inglaterra. John Locke (1632-1704) foium deles. Ele condenava o absolutismo monárquico e defendia a tolerân-cia religiosa e a liberdade política. Propôs uma forma de governo no qual o rei se submetia às leis. Foi o que aconteceu na Inglaterra, ao final da Revolução Gloriosa (1688-1689), com a implantação da monarquia parla-mentar.
Combate ao Antigo Regime
O pensamento político e econômico dos intelectuais liberais correspondia aos...
tracking img