Pensamento ecossistemico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pensamento Ecossistêmico

Fonte: MILIOLI, Geraldo. O pensamento ecossistêmico para uma visão de sociedade e natureza e para o gerenciamento integrado de recursos. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR.

Segundo o principio da seleção natural, os organismos mais capacitados a sobreviver e se reproduzir em um determinado ambiente suplantarão em númeroaqueles menos adaptados. Espécies não adaptadas às condições existentes serão reduzidas a números insignificantes e possivelmente extintas. O conceito de ecossistema trabalha com a noção de uma abordagem abrangente, holística e integrada e pode ser apresentado como:
Um sistema aberto composto por organismos vivos e o meio com o qual e no qual interagem, trocando material e energia. Umecossistema contém componentes bióticos, como plantas, animais, micro-organismos, e componentes físicos ou abióticos, como água, solo e outros. Esses componentes interagem para formar uma estrutura com várias funções vinculadas aos vários processos físicos e bióticos (transpiração, produção, acidificação). Assim, os ecossistemas estão sempre estruturados no tempo e no espaço.
Ao enfatizar o relacionamentoentre a humanidade e seus ambientes, bem como os aspectos de ordem teórica e normativos, a sociedade humana, ao considerar os valores intrínsecos do ecossistema, passa a ter um compromisso de uma relação diferente, responsável e harmoniosa.
Uma noção mais realista seria conceitualizar as sociedades humanas como sistemas adaptativos complexos. Os sistemas fechados caracterizam-se por elos muitopequenos com o resto do mundo e por uma capacidade interna mínima para mudanças. Os sistemas abertos, por outro lado, enfatizam que os fluxos internos são capazes de alterar significativamente os componentes internos do sistema.
Segundo Capra (1982) Os sistemas são totalidades integradas, cujas propriedades não podem ser reduzidas às de unidades menores. Em vez de se concentrar nos elementos ousubstâncias básicas, a abordagem sistêmica enfatiza princípios básicos de organização. Os exemplos de sistemas são abundantes na natureza. Todo e qualquer organismo – desde a menor bactéria até os seres humanos, passando pela enorme variedade de plantas e animais – é uma totalidade integrada e, portanto, um sistema vivo... Mas os sistemas não estão limitados aos organismos individuais e suas partes.Os mesmos aspectos de totalidade são exibidos por sistemas sociais... e por ecossistemas que consistem numa variedade de organismos e matéria inanimada em interação mútua. O que se preserva numa região selvagem não são árvores ou organismos individuais, mas a teia complexa de relações entre eles.
Todos esses sistemas naturais são totalidades cujas estruturas específicas resultam das interações einterdependência de suas partes. A atividade dos sistemas envolve um processo conhecido como transação – a interação simultânea e mutuamente independente entre componentes múltiplos. As propriedades sistêmicas são destruídas quando um sistema é dissecado, física ou teoricamente, em elementos isolados. Embora possamos discernir partes individuais em qualquer sistema, a natureza do todo é semprediferente da mera soma de suas partes.
A Teoria Geral dos Sistemas foi considerada adequada ao estudo da “Terra” como morada do homem no contexto da ótica espacial. Em seus estudos enfatiza, ainda, as contribuições quando argumenta que “todo o sistema que focalize habitat humano deve ser descrito como um ecossistema homem-terra”; onde o ecossistema, em sua concepção original, derivado da ecologia,corresponde ao “conjunto de seres vivos mutuamente dependentes uns dos outros e do meio ambiente em que vivem”.
A Terra, como habitat do homem, é um ecossistema gigantesco onde o indivíduo, dotado de cultura, tornou-se elemento ecológico dominante. Seus ambientes terrestres são assim não simplesmente, e cada vez menos, o físico e o biológico, mas também o cultural, de sua própria criação.
A...
tracking img