Pensamento diferenciado sobre a verdade dos filósofos socráticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates é considerado o pai da Filosofia, ele acreditava que a qualidade e os mais altos valores éticos estavam profundamente enraizados no inconsciente das pessoas e comparava seu trabalho de"extrair" as ideias ao de uma parteira (maiêutica socrática). Para que as pessoas recuperassem o conhecimento "adormecido" e abandonassem seus falsos conceitos, ele recorria à ironia: sempre dizendo quenada sabia, então conduzia habilidosamente seus ouvintes até que eles mesmos refletissem e chegassem à conclusão correta.
Platão profundo admirador de seu mestre Sócrates, estudava mais sobre a ética,a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. Ele pressupõe e define o que seria o discurso verdadeiro na obra Cratilo: "Verdadeiro é o discurso que diz como as coisas são; falso é o que dizcomo elas não são" (385b.). Para Platão a verdade se aplicava primeiro ao objeto, ou ao sujeito, e depois ao enunciado.
Aristóteles destaca-se pela ética, política, física, metafísica, lógica,psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Aristóteles dizia: "Negar aquilo que é, e afirmar aquiloque não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é a verdade." (Met.,IV,7,1011b 26 e segs.;v.V,29.1024b 25). Aristóteles enunciava também os dois teoremas fundamentais deste conceitoda verdade. O primeiro é que a verdade está no pensamento ou na linguagem, não no ser ou na coisa (Met.,VI,4,1027 b 25) O segundo é que a medida da verdade é o ser ou a coisa, não o pensamento ou odiscurso: de modo que uma coisa não é branca porque se afirma com verdade que é assim; mas se afirma com verdade que é assim, porque ela é branca. (Met., IX, 10,1051 b 5).

Sofistas tinham umafilosofia de vida que adotava uma visão de mundo extremamente egoísta e utilitária diante dos problemas da atividade prática, por isso foi que Sócrates se levantou fortemente contra esta doutrina. Em...
tracking img