Pensamento cepalino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economistas e a Política no Brasil
Marcia Ellwanger
Pólo de Agudo
Em minha opinião o economista mais relevante foi Celso Furtado, nascido no sertão paraibano,formou se Doutor em Economia pelaUniversidade de Paris Sorbonne,era considerado um dos maiores pensadores mundiais de seu tempo,sendo inclusive candidato ao prêmio Nobel de Economia.
Ocupou cargos importantíssimos como Superintendenteda Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene),Ministro da Cultura no governo de José Sarney, deixou uma vasta obra em que discute economia global e local, voltando-se principalmentepara o desenvolvimento do Brasil sempre sob um ponto de vista crítico em relação ao neoliberalismo.
Foi tão importante, que até mesmo o ex-presidente Lula indicou seu nome para batizar o centro(CentroInternacional Celso Furtado) que foi criado para discutir políticas de desenvolvimento,que foi inaugurado na sessão de abertura da Conferência das Nações Unidas para o Comercio eDesenvolvimento,realizada em São Paulo , em junho de 2004.
Seu livro Formação Econômica do Brasil, é um clássico da economia brasileira, seus textos influenciaram toda uma geração.
Furtado também é tido como o maiordisseminador das idéias de Keynes no Brasil, também foi o primeiro pensador brasileiro a propor idéias intervencionistas do estado a favor do crescimento econômico e do emprego.
Como alguns diziam oBrasil de Celso Furtado, foi resgatado em um documentário de longa metragem com o nome de Longo Amanhecer, o longa destaca a atuação do estudioso Celso em relação aos aspectos estruturais dosubdesenvolvimento e como gestor de políticas inovadoras para o Brasil.
Celso também foi quem revisou com profundidade a historia econômica do Brasil e posteriormente de toda América Latina, foi muitoimportante no estudo economia mundial, o impacto das multinacionais na economia capitalista contemporânea, no processo de globalização.
Celso Furtado falecido a dois anos.
Fonte de pesquisa: Jornal da PUC...
tracking img