Pensadoresxideias

824 palavras 4 páginas
Matheus Telles de Souza Lucas RA: 0017980
Educação Física – Licenciatura – 1º ano
Professora - Clenir

TRABALHO DE DIDÁTICA

- João Amós Comênio.
Comênio foi o formulador da ideia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar os princípios e as regras do ensino, assim como desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa nas escolas.
As ideias de Comênio sobre didática se baseavam nos seguintes princípios:
- A educação deveria levar a felicidade eterna com Deus, dando sabedoria, moralidade e religião para que todos realizassem os desígnios de Deus, assim a educação é um direito natural de todos.
- O homem deveria ser educado de acordo com sua capacidade e sua idade, e a principal função da didática então seria estudar essas características e também os métodos de ensino correspondentes a cada um.
- A assimilação e memorização dos conhecimentos não é instantânea, é necessária a percepção sensorial das coisas. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação, utilizando e desenvolvendo os órgãos dos sentidos.
- O método intuitivo consiste então, na observação direta pelos órgãos de sentido, primeiramente das coisas e depois das palavras. O planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil, as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez e não se deve ensinar nada que a criança não possa compreender, então se parte do conhecido para o desconhecido.
- Jean Jacques Rousseau.
Rosseau foi um pensador que tentou interpretar essas ideias, propondo uma nova concepção de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.
As principais ideias de Rousseau são:
- A criança deve ser levada a despertar o gosto por estudar, e o que desperta isso é o contato com o mundo que a rodeia, despertando também as suas potencialidades naturais, segundo Rosseau os verdadeiros professores são a natureza,a experiência e o sentimento. São os interesses e necessidades imediatas do aluno que determina a organização do estudo e seu

Relacionados