Pensadores trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia é um ramo que discute as relações sociais, esta ciência tenta entender como as sociedades se organizam ou como e porque elas agem de tal forma. Mas para chegar a uma concepçãosociologia, foram necessários varias teorias e teóricos, que observaram e estudaram as sociedades para chegar em um entendimento final.
Augusto Comte: Originalmente, Comte utilizava o termo “física social”,mas para se diferenciar de seus rivais, ele inventou o termo “sociologia”. Em seu pensamento, Comte refletia os acontecimentos do seu tempo, como a Revolução Francesa e o alto crescimento industrial quealterava a vida social francesa. Comte acreditava que cada disciplina tinha uma lógica e um método científico comum direcionado a revelar leis universais. Reconhecer estas leis que governam umasociedade poderia nos ajudar a modelar nosso destino e melhorar o bem-estar da humanidade.
A lei dos três estágios de Comte, afirma que os esforços humanos para compreender o mundo, passaram por estágiosteológicos, metafísicos e positivos. No primeiro, os pensamentos eram guiados e influenciados por idéias religiosas. No segundo estágio que acontece em torno da época da Renascença, a sociedade começaa ser vista por termos naturais. E no ultimo estágio, são aplicadas as técnicas cientificas no mundo social.
Émile Durkheim: Este autor Francês viu a sociologia como uma nova ciência que poderiasolucionar questões filosóficas tradicionais ao examiná-las de maneira empírica. O seu primeiro principio da sociologia era “Estude fatos sociais como coisas!” assim, Durkheim afirmava que a vida socialpoderia ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza. Três dos principais temas que ele tratou foram, a importância da sociologia como uma ciência empírica, a ascensão doindividuo e a formação de uma nova ordem social.
Para Durkheim a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo de fatos sociais. Em vez de estudar os indivíduos, os sociólogos deveriam...
tracking img