Penitenciarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agropecuária
A agropecuária emprega cerca de 24% da população ativa nacional. Nos anos do chamado "milagre brasileiro" (1968-1973) transformaram economia consagrando o setor urbano-industrial sobre o setor agrícola.
A urbanização e a industrialização do país não apenas reduziram a importância do setor agrícola.
A economia rural transformou-se, antes de tudo, em fornecedora de matérias primaspara as indústrias. As culturas agrícolas que conheceram um maior desenvolvimento foram justamente aquelas voltadas para a produção de insumos industriais, enquanto as culturas tradicionais de alimentos básicos viviam um longo período de estagnação.
A agricultura modernizava a sua base técnica, incorporando tratores, arados mecânicos, colhedeiras e semeadeiras, adubos, fertilizantes...
Amodernização da base técnica indica um processo de capitalização da agricultura que diferencia cada vez mais os produtores rurais empresariais dos produtores rurais familiares. Os primeiros ingressam em um nível de produtividade e lucros mais elevados.
Esse mesmo processo de modernização implicou na crescente mecanização das atividades agrícolas, especialmente no Centro-Sul do país. Em conseqüência,ocorreu intensa liberação de trabalhadores, expelidos da agropecuária e forçados a procurar ocupação na indústria e nos serviços. Desse modo, a economia rural comportou-se como fonte de força de trabalho para a economia urbana.
Atualmente, as exportações cresceram e se diversificaram. Produtos como a soja, milho, trigo, sorgo, aveia, linhaça, laranja, e as carnes de aves são itens exportados degrande peso.
A modernização da agricultura brasileira está, portanto, orientada pelo binômio industrialização-exportação.
AGROPECUÁRIA FAMILIAR - onde os produtores trabalham em sistema familiar e vendem as suas mercadorias para os consumidores. No Brasil ainda existem 11 milhões de pessoas que estão trabalhando a nível de AGRICULTURA FAMILIAR...
A produção agrícola dos camponeses familiaresestá voltada, principalmente, para as culturas alimentares de mercado interno (arroz, feijão, mandioca, milho, legumes).
Os camponeses familiares normalmente dispõem de estabelecimentos agrícolas reduzidos, com menos de 50 hectares.
A economia rural da Região Sul, diversificada e complexa, está na base de um conglomerado de indústrias de alimentos, cereais, grãos, óleos vegetais, carnes e têxteis.O norte do Paraná pioneiro no cultivo do café, foi um espaço de expansão da agricultura paulista. O avanço da soja e do milho produziram mudanças radicais em sua organização agrária.
A Campanha Gaúcha modernizou a sua tradicional pecuária extensiva de bovinos e ovinos, enquanto se multiplicavam os frigoríficos e centros de abate. Na Serra Gaúcha concentra-se a principal região vinícola dopaís, centralizada nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi.
O produtor rural familiar depende de financiamentos bancários para modernizar a produção, adquirindo máquinas, sementes selecionadas, adubos etc..
Os principais produtos agrícolas:
Algodão – um dos primeiros produtos a serem introduzidos no país.
Arroz – Alimento de consumo generalizado, com destaque para o RioGrande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina.
Cacau – Originário da Amazônia, cultivado principalmente no Sul da Bahia e Espírito Santo.
Café - O país é o maior exportador mundial do produto.
Cana de açúcar – Introduzida no país durante a colonização.
Feijão – Presença destacada na dieta da população. Cultivado atualmente em todo o país.
Milho – De grande difusão no Brasil, o paísmantém o terceiro lugar na produção mundial.
Soja – De grande procura no mercado internacional, devido a sua diversidade de usos, o país é um grande produtor mundial, com destaque para o RS, PR, MT, GO, MG, SP.
Os rebanhos brasileiros são compostos por Bovinos, Suínos, Ovinos e Aves, estas também destinadas a exportação.
Arrendatários, parceiros e posseiros
Arrendatários – produtores que...
tracking img