PENHOR, HIPOTECA E ANTICRESE

745 palavras 3 páginas
Define-se o direito real de garantia como sendo o direito conferido a um indivíduo de obter o pagamento de uma dívida através de ônus que recai sobre bem do devedor, consistindo na garantia de que a dívida será paga. São exemplos de direitos reais de garantia a hipoteca, o penhor e a anticrese, cuja titularidade cabe ao credor da dívida, figurando como sujeito passivo da relação o devedor.
Nessa espécie a relação jurídica o aperfeiçoamento ocorre com a entrega da coisa em garantia na oportunidade da celebração do contrato, entretanto, deve-se frisar que o domínio desta não é transferido ao credor, somente sua posse direta. Na mesma ocasião deverá ser feita a especificação do bem.
Não se considera o penhor como um contrato sinalagmático, tendo em vista que só quem adquire obrigação é o credor, qual seja de devolver a coisa no momento de seu termo final. O objeto do penhor são, geralmente, bens móveis e alienáveis, sejam materiais ou imateriais. No caso de risco de deterioração da coisa o devedor poderá fazer a substituição por outra ou, caso contrário, o credor poderá alienar os frutos de forma antecipada.
São espécies de penhor: o tradicional, decorrente de vontade das partes, no exercício da autonomia privada; rural, subdividido em agrícola, por via do qual agricultores ou criadores sujeitam suas culturas ou animais ao cumprimento de obrigações e o rural pecuário, recai sobre animais que integram a atividade pastoril, agrícola ou de laticínios; o penhor industrial, tendo por objeto máquinas, aparelhos, materiais, instrumentos instalados e em funcionamento; o penhor de veículos pode recair sobre os veículos empregados em qualquer espécie de transporte ou condução, com exceção de navios ou aeronaves; e, por último, o penhor legal, que é uma modalidade que não admite a autonomia privada, sendo, pois, constituído por lei, em virtude do inadimplemento de uma obrigação de pagar quantia.
As hipóteses de extinção do penhor estão previstas no artigo 1.436 do Código

Relacionados

  • Li es de Direito Processual Civil Vol II Alexandre Camara 2013
    263233 palavras | 1053 páginas