penetracao mercantil abimbola

2853 palavras 12 páginas
Noções sobre teorias dos sistemas políticos africanos em geral e sobre os estados de Moçambique em particular
Na sua obra a origem da família, da propriedade e do estado, Engels mostra como o Estado se relaciona intimamente com a propriedade. Nesta obra, o autor demonstra que o surgimento do estado liga-se intimamente ao processo e desenvolvimento das forças produtivas, pois é a partir do determinado estágio e desenvolvimento das forças produtivas que surge um grupo especializado em função da direcção e controlo da produção, sem fazer parte directa deste processo.
A análise do estado, como um instrumento de coação, surge no modo de produção esclavagista da luta entre os senhores e os escravos. Para os proprietários dos escravos surge como consequência necessária para defender a sua posição privilegiada, o seu poder político, a sua ordem de exploração, para exercerem sobre os escravos, a pressão que precisavam de exercer e para aquisição de mais escravos era importante a criação de um instrumento de coação e do poder a que genericamente se designa por Estado.
Portanto, o estado é deste modo o resultado da luta de classes entre exploradores e explorados e nasce como um instrumento de coação com que a classe exploradora oprime a classe explorada. A essência mais íntima, é que o estado é um instrumento da aplicação directa da violência.
Na verdade, foi o excedente que fez surgir em toda a parte do globo uma classe de ociosos que sem trabalhar se encarregam pela função técnico-administrativa controlando o trabalho dos outros, a qual progressivamente é absolvida pela dominação política. O processo de surgimento e as funções do estado em Moçambique no período pré-colonial, são diferentes da realidade greco-romana tomadas como exemplos clássicos do surgimento do estado.
Em Moçambique, a fonte do estado foi o desenvolvimento das forças produtivas intimamente ligada ao desenvolvimento de uma economia mais complexa, dependente da agricultura, utilizando a tecnologia de

Relacionados