Peneiração

Também conhecida por tamisação, nome que vem de tamises, que são peneiras muito finas utilizadas em laboratório, é um dos métodos mecânicos existentes, para separar sólidos ou partes de uma substância sólida que apresente grãos com dimensões diferentes ou para desfazer pequenos aglomerados de substâncias que por qualquer razão apresentam alguns bocados compactos, quando devia se apresentar na forma de pó. É um processo físico.
A peneiração pode ser mecânica ou manual. Para a peneiração mecânica usa-se um peneiro mecânico.
[pic]

Peneirador mecânico de solos. As peneiras ficam empilhadas e presas à base vibratória do equipamento
Ospeneiros manuais são aparelhos que na sua forma mais simples consistem numa rede ou peneira, em tela metálica ou placa perfurada, cujos orifícios têm todos a mesma dimensão e só deixam passar partículas com dimensões inferiores às suas.
Os tamises antigos eram feitos de madeira e de uma rede. Atualmente estão a ser substituídos por tamises fabricados só por materiais metálicos.
[pic]

Peneiras (tamis) metálicas
A tamisação serve também para determinar a granulometria de uma substância sólida, isto é, permite determinar o tamanho dos grãos da substância. Por esse motivo existem tamises com diferentes tamanhos de abertura da malha.
A peneiração é uma dasoperações efetuadas na preparação de medicamentos manipulados.
Tipos de peneiras
1) Estacionárias – as telas, chapas ou grelhas são colocadas em um quadro inclinável sobre o qual se deixa cair o material. Quando o equipamento visa classificar o produto em diversas granulações, as peneiras de furos menores ficam na parte superior, sendo sucedidas por outras mais abertas, cada peneira despeja o material em diferentes recipientes. As limitações são as dificuldades de obter-se fluxo contínuo do material e a conseqüência de posição de partículas que não são arrastadas pelas outras para peneiras maiores.
2) Giratórias – a superfície da peneiração está disposta [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Peneiração trabalho quimico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peneira%C3%A7%C3%A3o-Trabalho-Quimico/114829.html

MLA

"Peneiração trabalho quimico" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peneira%C3%A7%C3%A3o-Trabalho-Quimico/114829.html>.

MLA 7

"Peneiração trabalho quimico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peneira%C3%A7%C3%A3o-Trabalho-Quimico/114829.html>.

CHICAGO

"Peneiração trabalho quimico." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peneira%C3%A7%C3%A3o-Trabalho-Quimico/114829.html.