Pendulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste experimento foi utilizado um fio de suspensão e três tipos massa pendular amarrada em uma de suas extremidades, a outra foi fixada a um suporte para reproduzir a experiência do pêndulo deGalileu, com o objetivo de determinar a equação geral em relação entre período de oscilação e massa do pêndulo.

Sumário
1. Introdução 06

2. Desenvolvimento 07
3.1.Objetivo 07
3.2. Metodologia 07
3.3.1. Materiais 07
3.3.2. Procedimento Experimental 08
3.3.3.1. Resultados08

3. Conclusão 10
Referências 11
Anexo 1

1. INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivôque permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto defácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas omodelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. A descoberta da periodicidade do movimento pendularfoi feita por Galileu Galilei, aproximadamente em 1581, realizou suas primeiras observações do estudou o movimento do pêndulo.
Diz-se que, observando as oscilações do candelabro da Catedral de Pisa,ele, sentindo o próprio pulso, usou os batimentos do coração para medir o seu período. Mas, somente em 1602, fez a mais importante descoberta sobre o assunto.
Concluiu que a oscilação de um pênduloapresenta uma freqüência constante que independe da sua amplitude, um fenômeno chamado de isocronismo. Tal descoberta o levaria mais tarde a estudos adicionais sobre os intervalos de tempo e o...
tracking img