pendulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento 4

Pêndulo


















Fundamentos teóricos
Pêndulo é formado por uma massa, M, suspensa por uma haste de comprimento, L, existem muitos tiposde pendulo o de torção, o físico e o simples.
O pêndulo simples quando a massa é tirada do eixo de equilibrio, o eixo onde a massa fica parada, e mantendo o comprimento L da haste, quando a massa ésolta ela faz um movimento harmônico em um plano, a massa descreve um semi-curculo de raio L.

Esse movimento pode ser descrito pelo uma formula do periodo, T, em função do comprimento.T=2π(L/G)^(½)
tendo em vista que a gravidade, G, é constante durante todo o tempo da oscilação nota-se que quanto maior o L o periodo.
Por ser ummovimento harmônico a energia se conserva, quando a angulação entre o eixo de equilibrio e a haste é máxima, a energia potencial gravitacional é a máxima, quando o angulo é zero a energia cinética é amáxima.



Materiais

- 1pêndulo físico com duas massas acoplado a sensor de ângulo
- 1 balança de precisão (0,1g)
- 1 placa de aquisição de dados DrDaq
-computador
- régua

Procedimentos


Dados experimentais e Análise
O programa usado coleta os dados em intervalos de 0,05 segundos durante 10 segundos, descrevendo uma gráfico, na corpreta da figura 1, que é ajustado pela equação y=A0+A1*cos(2*pi/A2*(x-A3)) que fica na cor vermelha da figura 1. Na equação de ajuste A0 é o valor médio do ângulo de oscilação, A1 é o valor daamplitude de oscilação, A2 é o Período do Pêndulo e A3 o tempo que o pêndulo leva desde o tempo zero até a amplitude máxima da oscilação.












Figura 1 – Obtida da coleta de dados doprograma DrDAQ


Com objetivo de se estabelecer uma relação entre a amplitude e o período de oscilação, coletou-se os dados A1 e A2 variando a amplitude de 45° até 5°, obtendo o Gráfico 1,...
tracking img