Pendulo

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL











RELATÓRIO APS
















TOLEDO
2014














RELATÓRIO APS - PÊNDULO SIMPLES





Relatórioapresentado à disciplina de Física 1 do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Docente: Fernando Andrade Oliveira.






TOLEDO
2014
Introdução
O seguinte trabalho tem como finalidade obter o valor da aceleração gravitacional (g). A obtenção desse valor será possível por meio de experimentos envolvendo o uso de um pêndulo simples,também será possível determinar a dependência entre o período de oscilação e o comprimento do mesmo.

Materiais e Métodos
O pêndulo simples é constituído por um corpo suspenso num fio leve e inextensível. Quando é afastado da posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscila no plano vertical, em torno do ponto de fixação do fio, por ação da gravidade.
O período da oscilação é dado pela fórmulaabaixo:
T = 2π √(L / g).
Sendo:
T = o período de oscilação do pêndulo (s);
L = comprimento do fio que está preso ao pêndulo (m);
g = constante gravitacional a ser obtida pelo experimento.
Elevando ambos os termos da expressão ao quadrado e organizando a fórmula em função do período e do comprimento do fio, obtemos a seguinte expressão:
g = (4. π2. L) / T2

Uma função exclusiva docomprimento do pêndulo e da aceleração da gravidade no local. O conhecimento do período que o objeto oscila e do comprimento do fio do mesmo permite calcular o valor da aceleração da gravidade.
Na tabela 1, logo abaixo, estão constando os materiais e utensílios utilizados para a execução do experimento.




Materiais Utilizados
Linha de pesca (1m)
Pincel
Cronômetro
Transferidor
Suportevertical para pêndulo (Móvel doméstico)
Tabela 1.
A montagem do pêndulo simples não requer materiais complicados, pois é um experimento que pode ser feito sem muitas dificuldades. Para a montagem do experimento, é preciso: um fio (linha), que pode ser de qualquer material, desde que seja resistente para fazer com que o pêndulo fique suspendido no plano vertical e que não venha a se desprender (noexperimento utilizou-se linha de pesca com comprimento de 1 m); um objeto que servirá como pêndulo, cuja massa deverá ser superior a do fio em questão, de modo que torne a massa do fio desprezível; uma superfície que possibilite com que o pêndulo fique suspenso no plano vertical (atuação da gravidade = g).
Primeiramente deve-se amarrar em uma das extremidades do fio o objeto a ser utilizado comopêndulo. A outra extremidade fica presa ao suporte, localizado a uma altura maior do que a comprimento do fio utilizado.

Metodologia experimental
Aplicação do Experimento
Após a confecção do pêndulo deu-se início a prática experimental. Colocou-se o artefato de forma que viesse a ficar suspenso verticalmente (atuação da gravidade) e preso firmemente em um móvel doméstico a uma alturaconsiderável para que o pêndulo não se encostasse ao chão. Com a utilização de um transferidor foi-se medido a angulação de 10º em relação ao eixo vertical, para que assim o objeto tivesse energia potencial para sua movimentação periódica.
Após a liberação do objeto (Figura 1 e 2), iniciou-se a contagem cronometrada dos períodos em que o pêndulo percorria. Sendo que ao final foram cronometrados 5 períodosde movimentação.

Figura 1 e 2: Experimento pêndulo simples












Resultados
Períodos determinados por cronômetro (Tabela 2):
1º Período: 1,9 s
4º Período: 2,06 s
2º Período: 2,09 s
5º Período: 2,04 s
3º Período: 2,06 s

Tabela 2.
A média dos períodos cronometrados foi de 2,03 s.
Com a realização do experimento do pêndulo simples pode-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pendulo
  • pendulo
  • pendulo
  • PENDULOS
  • pendulo
  • Pendulo
  • Pêndulos
  • Pêndulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!