Penalty

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação e liderança: um estudo de caso na indústria Penalty em Itabaiana-PB

RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de identificar qual o estilo de liderança exercido na Pênalty, uma industria calçadista, localizada em Itabaiana-pb, mas especificamente verificar os fatores que motivam os colaboradores no ambiente de trabalho, averiguar as características pessoais e caracterizar o estilo deliderança exercido na empresa. O instrumento de coleta de dados utilizados foi um questionário dividido em duas partes, a primeira leva em consideração o perfil dos colaboradores e é composta por 3 (três) questões; e a segunda parte, contendo 10 (dez) questões levanta a visão do colaborador quanto a liderança e o grau de motivação dos funcionários. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa,constatou-se que o líder se mostra acessível, flexível, bem relacionando com os colaboradores e comprometido com o trabalho. Sabe motivar e satisfazer seus subordinados e sabe trabalhar em equipe. Usa apenas de sua autoridade para conseguir que as tarefas sejam cumpridas.

Palavras-Chave: Liderança. Motivação. Satisfação.

INTRODUÇÃO
Diante de um contexto globalizado, as empresas vivem atualmentemomentos de muita tensão. Brigas acirradas por novas tecnologias, por maximização dos lucros através da implementação de novos processos, por desenvolvimento de pesquisas cientificas, pela conquista de novos clientes e da melhor parceria, enfim pela manutenção ou alcance da liderança de mercado. Estes são exemplos claros de quão agitados estão vivendo as organizações e os trabalhadores nos dias dehoje.
Para suportar essas pressões que surgem de todos os lados, as organizações precisam encontrar alternativas para permanecerem sobrevivendo e competindo no mercado. Para tanto tem na sua forma de liderar uma boa alternativa de motivar os funcionários para que eles se engajem no processo de trabalho organizacional, sendo assim mais fácil de alcançar os objetivos e as metas propostas pelaorganização.
A liderança tem sido tema recorrente no meio acadêmico, evidenciando que o seu conceito vem sendo estudado com intensidade e aprimorado ao longo do tempo, dado a importância no âmbito organizacional, através destes estudos foram constatadas transformações a esse respeito, uma vez que o papel do novo líder não e apenas dirigir, mas contentar as pessoas para com elas gerir e obter resultadosesperados.
Na visão de Maximiano (2006, p.194), “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder”.
Fica claro então, o grande impacto que os líderes causam na vida nas novas organizações, pois, eles tem como função principal conduzir pessoas e organizações que sozinhas nãoconseguiriam.
Diante dessa perspectiva e tendo em vista a importância da liderança na motivação dos funcionários e para o resultado final da organização, buscou-se com a realização desta pesquisa analisar como a liderança da empresa do ramo calçadista Penalty Itabaiana-PB afeta positivamente no desempenho dos funcionários, bem como analisar o grau de motivação dos funcionários, quais as ações demelhoria por parte da nova líder, e identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar na líder através da visão dos funcionários.

REFERENCIAL TEÓRICO

Liderança Organizacional
A liderança tem sido tema recorrente no meio acadêmico, evidenciando que o seu conceito vem sendo estudado com intensidade e aprimorado ao longo do tempo dado a importância do eu papel no âmbito organizacional.
“Liderança éuma influencia interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. CHIAVENATO (1999, p. 558).
Assim como pode ser observado, o autor expõe a liderança como um fator influenciador das ações empreendidas na organização, estas de forma natural e espontânea através da interação líder/colaborador na...
tracking img