Penal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2-DIREITO PENAL
2.1- Conceito
Direito Penal é o conjunto de princípios e leis e tem como objetivo combater o crime e a contravenção penal, e suas sanções correspondentes - penas emedidas de segurança.
2.2-Caracteres (caráter dogmático,valorativo, conteúdo sacionador)
Dogmático- não achei.
Caráter valorativo estabelece a sua própria escala de valores. Ela variaem conformidade com o fato que lhe dá conteúdo.
Caráter sancionador não cria bens jurídicos. Ele acrescenta uma proteção penal aos bens jurídicos disciplinados por outras áreas.2.3-Novas tendências

2.4-Ciências Penais – Ciências Auxiliares

2.5-Relações do Direito Penal com outros ramos do Direito
O Direito é uno. É composto pelo conjunto de normas eprincípios em vigor. Desta forma, o Direito Penal se relaciona com demais áreas do ramo jurídico.
Com o Direito Processual Penal, pois é por ele que as leis penais se concretizam, assim,servindo de suporte para a sua aplicação. São tão intimas as suas relações que disciplinam em conjunto diversas matérias.
Com o Direito Constitucional, pois o Direito Penal deve se harmonizarcom as liberdades, garantias e os direitos estatuídos pela Constituição Federal, pois é nela que se encontra o seu fundamento de validade.
Com o Direito Administrativo, pois essarelação se evidencia com a tarefa de prevenção e investigação de crimes pelas Polícias.
Com o Direito Civil, pois as leis civis há longa data se relacionam com as leis penais. A relação doDireito Penal com o Direito Civil se torna mais nítida quando se trata de crimes contra o patrimônio, em que conceitos como propriedade, posse, detenção e coisa são utilizados pelos doisramos do Direito. Há também os crimes contra o casamento que entra o Direito de Família.
Com o Direito Internacional, que entra o Direito Penal Internacional e crimes internacionais.
tracking img