Pena de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



A Pena de morte está inteiramente relacionada com os direitos humanos . A pena capital(pena de morte) é um tema muito polêmico atualmente , por isso a importância de sabermos o queé realmente pena de morte.A pena capital vai totalmente contra a declaração universal dos direitos do homem. Porém é um tema muito discutido , pois, muitos concordam com essa pena e outros sãototalmente contra.






DEFINIÇÃO



A Pena de morte (ou Pena capital) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida de uma pessoa que cometeu , ou ésuspeita de ter cometido , um crime considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte. Atualmente muitos países admitem a pena de morte em casos excepcionais , como emtempo de guerra e em situações de extrema gravidade.
A Pena Capital foi aplicada em quase todas as civilizações através da história . Atualmente , quase todas as democracias , como a França , aAlemanha ou Portugal , aboliram a pena de morte. A maioria dos Estados Federados dos EUA, principalmente no sul, retornaram essa prática após uma breve interrupção durante os anos de 1970. Os Estados Unidossão uma das raras democracias , juntamente com o Japão , a continuar a aplicar a pena de morte . A pena capital resta ainda presente e comum em vários paises não democráticos.
A convenção Européiados direitos humanos recomenda sua proibição.




MÉTODOS DE EXECUÇÃO




Existem diversos métodos de excussão dos criminosos , entre eles destacam-se:

Afogamento: o condenado é afogadoApedrejamento: lançam-se as pedras ao condenado até a morte
Arrancamento: os quatro membros são arrancados
Cadeira elétrica: o condenado é imobilizado numa cadeira, sofrendo depois tensões elétricasde 20.000 volts
Decapitação: a cabeça é decepada
Degola: corta-se a garganta do condenado
Empalação: um pau pontiagudo penetra pelo orifício anal do condenado, até a boca, peito ou costas....
tracking img