Pena de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PENA DE MORTE



A Pena de Morte é uma sentença aplicadde pelo poder judiciário que consiste me retirar legalmente a vida de uma pessoa que cometeu um crime considerado suficientementegrave para ser punido com morte. Atualmente ela é proibida no Brasil, mas existem muitos paises em que ela é liberada.

A Pena de Morte fere alguns artigos da Declaração Universal dos Direitoshumanos, como por exemplo o artigo 3º e 5º.

Artigo 3º:

“Todo infivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”

Artigo 5º

“Ninguém será submetido atortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

No Brasil a pena máxima para qualquer delito é de 30 anos, conforme prevê nossa legislação no artigo 5º Inciso XLVII daConstituição Federal:

“não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art.84 XIX”

Esse artigo não pode ser modificado por se tratar de item constitucionalcontido dentro da temática dos direitos fundamentais, que são consideradas cláusulas pétreas da Carta Magma.

A questão fundamental de se analisar é o porque implemetar a Pena de Morte noBrasil?

Um dos argumentos utilizados é de que ela inibiria os criminosos. Essa é uma afirmação falsa, pois em países em que a Pena de Morte é liberada e constitucional não há dados que comprovemque ela é inibidora. Talvez em crimes premiditados isso pudesse acontecer, talvez.

Há outro argumento bastante utilizado de que eliminariam-se indivíduos indesejáveis da sociedade, mas sefosse assim a pena de morte deveria ser aplicada em muitos outros crimes, e principalmente em bandidos de ternos que circulam em Brasilía, e então seria um banho de sangue.

E o que dizer dos dosinocentes que seriam executados. Nos EUA, de 1970 a 2009, oitenta e sete pessoas deixaram de ser executadas por terem sido comprovadas sua inocência. Seriam 87 pessoas assassianadas pelo governo....
tracking img