Pena de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
03/05/2004
Artigo: COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-2
CONTINUAÇÃO...

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-6

Um pingo de mel.
"Se você vier para mim com os punhos cerrados", disse Woodrow Wilson, "penso que posso prometer-lhe que os meus serão cerrados tão depressa quanto os seus; mas, se você vier ao meu encontro e disser: "Vamos sentar e aconselhar-nos mutuamente e, setivermos diferenças entre nós, procuraremos as causas'.

As pessoas não podem ser forçadas a concordar com você, mas podem ser levadas a isso se formos gentis e amistosos. Lincoln disse isso efetivamente, há quase cem anos passados. É uma antiga e verdadeira máxima "que com um pingo de mel se apanha mais moscas que com um galão de fel". O mesmo se dá com os homens. Se quer tornar um homem adepto de umacausa sua, convença-o primeiro de que você é seu amigo sincero.

Conta a fábula sobre o sol e o vento. Eles discutiam qual dos dois era mais forte e
o vento disse: "Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velhinho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você". O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase setornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto de si.
Finalmente acalmou-se e foi embora; então o sol saiu de trás da nuvem e sorriu
bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.

O sol pode fazer com que você tire seucapote mais depressa que o vento; e a
bondade, a aproximação amistosa e a apreciação podem fazer as pessoas mudarem de idéia mais prontamente que todo o barulho e as tempestades do mundo.
Comece de um modo amigável. Se errar, reconheça imediatamente.

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-7

Método Socrático
Qual era o segredo de Sócrates, "o Tavão de Atenas"? Ele foi um dos filósofos maisbrilhantes que o mundo já conheceu. Realizou alguma coisa que apenas um punhado de homens na História conseguiu fazer: sutilmente mudou todo o curso do pensamento humano. Toda sua técnica era baseada na obtenção no máximo de respostas "sim, sim". Formulava questões ao seu oponente com as quais ele não podia deixar de concordar.
De concordância em concordância ia até conseguir reunir um punhado de"sins".
Prosseguia fazendo suas perguntas até que, finalmente, quase sem compreender, seu oponente se encontrava diante de uma conclusão envolvente que, por certo, poucos momentos antes, teria rejeitado veementemente.
É uma técnica muito simples. A técnica dos "sim".

Eddie Snow conta como se tornou um bom comprador de uma loja, porque o proprietário conseguiu que ele dissesse "sim, sim". Eleestava interessado em caçar com arco e havia gastado uma soma considerável em equipamentos que encontrou numa loja especializada.
Quando seu irmão o visitou, quis alugar um arco para ele naquela mesma loja, os
vendedores disseram-lhe que não alugavam equipamentos. Eddie telefonou para outra loja. Ele assim descreve o que aconteceu:
"Um cavalheiro muito gentil atendeu o telefone. A resposta dohomem quanto ao
aluguel de equipamento foi completamente diferente da anterior. Disse que sentia
muito, mas não alugavam arcos havia muitos anos. Perguntou-me se eu havia alugado alguma vez antes. Respondi: 'Sim, há muitos anos atrás'. Ele fez-me lembrar que, provavelmente deveria ter gasto 25 a 30 dólares pelo aluguel. Disse 'sim', novamente.
Perguntou-me se eu era uma pessoa que gostava deeconomizar dinheiro, naturalmente, respondi com um 'sim'. Ele prosseguiu explicando que tinham conjuntos de arcos completos à venda por 34,95 dólares. Assim, com 4,95 a mais, em vez de alugar, poderia comprar um equipamento completo. Ele explicou que por aquela razão tinham parado de alugá-los. Então não achava eu aquilo razoável? Minha resposta foi outro 'sim', e este 'sim' levou-me a comprar o...
tracking img