Pemacultura

275 palavras 2 páginas
HISTÓRICO DA PERMACULTURA

A permacultura é um sistema de agricultura não industrial que foi desenvolvido no começo dos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, como uma combinação das culturas tradicionais com os conhecimentos da ciência moderna. A

palavra permacultura significa cultura permanente, mas inicialmente se referia a “um sistema

evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes úteis ao homem” (PAMPLONA, 2006 on line).

A partir de então passou a ser espalhada na Austrália, considerando que naquele país a agricultura convencional já mostrava sinais de degradação ambiental e perda de recursos naturais. Desde então os inúmeros casos de sucesso na aplicação da permacultura tem provado ser uma solução viável não somente para a Austrália, como para todo o planeta (SOARES, 1998 on line).

Os conceitos de agricultura permanente começaram a ser expandidos como uma cultura permanente, envolvendo fatores sociais, econômicos e sanitários para desenvolver uma verdadeira disciplina holística de organização de sistemas. “A Permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos e edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área disponível” (MOLLISON e SLAY, 1991).

A permacultura pode ser definida como uma ciência holística e transdisciplinar, que tem caráter dinâmico, isto é, recebe constantemente contribuições das diversas áreas do conhecimento, e, desta forma, é uma ciência que se encontra em construção (HENDERSON, 2012 online).

O conceito de permacultura é considerado um conceito dinâmico, pois desde seu surgimento, novas alterações são constantemente feitas: inicialmente um sistema de agricultura sustentável, que posteriormente recebeu contribuições da arquitetura, da biologia, das ciências florestais e da

Relacionados

  • Agricultura sustentável no vale jequitinhonha
    2245 palavras | 9 páginas
  • educação e diversidade
    103746 palavras | 415 páginas