Pelotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agro Indústria e Comércio
A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do País, além de outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município reponde por aproximadamente 28% da produção de arroz do Estado, 10% da produção de grãos, 16% do rebanho bovino de corte, e detém a maior bacia leiteira, com a produção de 30 milhões de litro/ano, além depossuir expressiva criação de cavalos e ovelhas (28% do rebanho e eqüinos e 30% da produção de lãs).
Na indústria, os serviços avançados de montagem de estruturas, transporte e logística têm uma condição competitiva especial.
A diversidade da matriz econômica também se dá pela presença da indústria têxtil, metal mecânica, curtimento de couro e de pele, panificação e muitas outras.
A cidade é umgrande centro comercial, atraindo habitantes de toda a região para a suas modernas galerias, calçadões e o comércio nos bairros.
Possui 7.507 estabelecimentos, incluindo lojas, agências bancárias (38), seguradoras, casas de câmbio e empresas de transporte (329), que ocupam aproximadamente 60% da população ativa.
Pelotas é um referência comercial no sul do Brasilhttp://www.pelotas.com.br/cidade_dados/pelotas_dados.htm

Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Considerado umas das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 339.934 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
O setor em destaque na cidade hoje é de serviços, que detêm 59% das atividades, mas também se destacam a indústria, com 24% e o comércio, 12%, além daagropecuária, 5%. A especialização funcional da população economicamente ativa está em sua maior parte no setor Terciário (comércio e serviços): 55,6%; no setor Secundário, são 29,6% e no Primário (agricultura/pecuária/extrativismo), 13,80%.
Pelotas chega ao século XXI com o IDH (índice medido pela relação renda-educação-saúde) de 0,816, muito próximo da média do Rio Grande do Sul, atingindo umaurbanização de 93% (em 1940, era de 64% na área urbana e 36% no meio Rural) e como a maior praça financeira do interior do Estado. O município configurou-se também num pólo regional, com 56% do comércio e da indústria regional, 41% de vendas no atacado e 45% de consumidores finais (dados do Itepa), e em um pólo político, administrativo e burocrático, com grande parte das repartições públicas federais eestaduais.
População: 339.934 habitantes
Homens: 161.193
Mulheres: 178.741
Área Total: 1.647,0 km²
Dens. Demográfica: 206,40 hab/km²

Frota
A terceira cidade do Estado em número de veículos assume o ranking gaúcho quando a avaliação é o aumento proporcional da frota em circulação. Os dados recentes divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) apontam que, de2005 a junho deste ano, Pelotas superou Porto Alegre e Caxias no percentual de crescimento chegando a 35,5%, o que representa 138.364 veículos rodando pelas ruas. Neste mesmo período, a capital ficou em 22,8% e Caxias 34,7%.
Na contramão destes números, que há algum tempo vem preocupando a Prefeitura, o controle anual da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) tem registrado a mesmamédia nos índices de acidentes e vítimas fatais nos últimos anos, no trânsito da cidade. Outro dado importante é que além de não acompanhar o aumento da frota, de 2007 até agora o número de acidentes tem diminuindo (confira na tabela abaixo).
A evolução destes números, ocasionada por diferentes fatores, inclusive no que se refere à retomada do crescimento econômico do Município, tem sidoacompanhada de perto pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT). Para o titular do setor no Município, secretário Jacques Reydams, as frentes de atuação priorizadas pela Secretaria evitaram que esse acentuado acréscimo de veículos refletisse nas estatísticas de acidentes e vítimas fatais. “Traçamos um planejamento em 2005 já antevendo, pelo que projetava os dados anteriores, que...
tracking img