Pele e anexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glândulas sudoríparas
Topo
As glândulas sudoríparas são membranas especializadas na secreção de um líquido transparente muito específico, denominado suor, composto sobretudo por água e pela dissolução de sais e vários resíduos do metabolismo, que desagua no exterior. Cada glândula é formada por duas partes: uma situada na profundidade da pele, que se encarrega da produção do suor, e um finocanal, através do qual a secreção é transportada para o exterior. Embora existam inúmeras glândulas sudoríparas, vários milhões, distribuídas por toda a superfície corporal, a sua distribuição difere consoante as diferentes áreas, já que são especialmente abundantes nas palmas das mãos e nas plantas nos pés, na fronte e no peito, sendo muito menos numerosas, por exemplo, nas costas. Apesar de todasas glândulas sudoríparas serem muito semelhantes, é possível distinguir dois tipos com estruturas e funções diferentes: as écrinas e as apócrinas.
Como é que as glândulas sudoríparas participam no processo de excreção?
A nossa pele também nos ajuda a libertarmo-nos de produtos residuais, tais como a ureia e sais. As glândulas sudoríparas são precisamente o caminho para que isto aconteça, poiselas também participam no processo de excreção. Estas glândulas são responsáveis pela excreção de uma pequena parte dos resíduos metabólicos através do suor, que é composto pelas mesmas substâncias que a urina (que expulsa a maior parte destes resíduos).

As glândulas sudoríparas dos mamíferos são glândulas que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminarsubstâncias tóxicas. São glândulas tubulares enroladas derivadas das camadas exteriores da pele mas se estendendo até a camada interna. Elas estão distribuídas por quase toda superfície do corpo em humanos e várias outras espécies, mas não são encontradas em algumas espécies marinhas e que vestem pele, nem estão presentes em todos os vertebrados terrestres e não abrem na base dos folículos pilosos dosmamíferos.
As glândulas écrinas funcionam desde o nascimento, fazendo o suor ser eliminado por todos os poros. Prova disso é o suor típico de quando a temperatura do nosso corpo se eleva, seja por estarmos correndo, pulando, seja por causa de uma febre. Esse tipo de suor, o écrino, é composto quase que totalmente só de água, portanto não reage provocando grandes odores.
O suor humano é compostoprimariamente de água, com diversos sais e compostos orgânicos em solução. Ele contém quantidades mínimas de materiais gordurosos, uréia e outras excreções. O suor de outras espécies normalmente difere do humano em sua composição.
Em algumas áreas do corpo, as glândulas sudoríparas são modificadas para produzir secreções, como as glândulas sebáceas e mamárias.

Composição e secreção do suorTopo
O suor é um líquido incolor e de odor característico composto essencialmente por água, que corresponde a 99% do seu volume, sendo igualmente constituído por várias substâncias dissolvidas, nomeadamente cloreto de sódio (sal comum) e em menor escala lactatos, amoníaco, ácido ascórbico e outros produtos do metabolismo. No entanto, a composição do suor e a sua quantidade segregada podem variarsignificativamente em função de vários factores.
A secreção do suor é controlada pelo sistema nervoso e é produzido como resposta a dois tipos de estímulos, uns eminentemente fisiológicos, que participam no controlo da temperatura do corpo e outros de natureza psicológica, como resposta às situações de stress.
Em fisiologia, a secreção é o meio através do qual as células descarregam substâncias nomeio externo. Nos seres humanos e animais, a secreção serve como meio que o corpo possui de eliminar resíduos metabólicos celulares que ainda tem importância funcional.
Função (biologia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Em biologia, chamam-se funções aos processos que se realizam nos seres vivos e que concorrem para a manutenção da espécie.
As funções...
tracking img