Pele de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hoje em dia as cortinas de vidro são sinônimo de modernidade, além de passar a contribuir significamente para o conforto e desempenho térmico dos ambientes internos dos edifícios. A “pele de vidro” éuma tendência na arquitetura comercial e que vem ganhando ainda mais força nos últimos anos por conta da questão de sustentabilidade e do avanço na tecnologia dos materiais. Além de dar um toque demodernidade ao prédio proporciona conforto térmico e redução no gasto de energia elétrica.
Integrar ambientes, filtrar a luz natural e dar leveza à construção são qualidades conhecidas do vidro. Nãopor acaso, desde que surgiu o material ganhou superfícies cada vez maiores na construção civil. Hoje ele é usado no hemisfério norte como peça-chave em projetos de greenbuilding e no Brasil despontacomo um produto cada vez mais comum nas planilhas dos profissionais preocupados com o meio ambiente. Segundo eles, já existem alguns tipos de vidro que garantem maior luminosidade e menor penetração decalor, reduzindo iluminação artificial e uso de aparelhos de ar condicionado, respectivamente.
Um exemplo de greenbuilding está localizado na Alemanha, onde a bolha que abriga a biblioteca daUniversidade Livre de Berlim é toda fechada com painéis opacos e translúcidos intercalados, numa alternância que promove a luminosidade natural mais confortável possível no interior do edifício. Algumasunidades abrem e ventilam a área interna durante 60% do ano. O controle de temperatura é feito por um sistema de serpentinas, responsável por uma economia de 35% no consumo de energia.
Projetos deconstrução sustentável primam pela escolha criteriosa dos materiais, que entram na obra em função do baixo impacto ambiental acumulado desde a extração da matéria-prima até o seu descarte. Nesse quesito,porém, o setor incorporou ganhos ambientais significativos no Brasil nos últimos anos. A primeira grande mudança veio nos anos 80, com os precipitadores eletrostáticos que reduziram muito a emissão...
tracking img