Pele anexos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Paulista
Técnica em Radiologia



Juliene Alves Monteiro de Lyra

PELES E ANEXOS

Monteiro
2012
Introdução
Um dos órgãos do corpo humano responsável pela proteção é a pele. Também conhecida como cútis, que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. Apele é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções participar na regulação da temperatura e da pressão sanguínea, evitar a perda de fluidos e eletrólitos. Serve de barreira contra agentes físicos, químicos e microbiológicos, produz Vit. D, é um órgão sensorial e armazena lipídeos, água, vitaminas,carboidratos, proteínas e outros nutrientes. A pele é um dos maiores órgãos, constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea. A pele apresentatrês camadas: a epiderme, a derme e o hipoderme subcutâneo (tecnicamente externo à pele, mas relacionado funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas, escamas e cascos.

A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de peleclara, porém o seu número é semelhante.
A pele pode também refletir doenças sistêmicas de infecções generalizadas a doenças nutricionais
e o desenvolvimento de lesões cutâneas dependem do local e de fatores sistêmicos.
Hoje uma das principais preocupações do ser humano é a proteção do corpo. A variação de temperatura e do clima faz com que as mudanças sejam sentidas de forma brusca. A pele éresponsável por toda essa proteção e tem de ser tratada como um fator essencial de meio de prolongação de vida. Temos três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, quelubrificam a pele e estruturas anexas.
Sabendo, de início, que a pele é um órgão bastante importante, o texto a seguir deixará expostas suas principais funções, sua participação entre todos os órgãos, como ela age e sua anatomia.

Desenvolvimento

 A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais ealimentares, olhos e superfícies mucosas genitais. O seu nome anatômico internacional é cútis.
Praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.
Ela é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção.Ela nos protege das doenças, porém nãoé 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.
A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas ou penas escamas e cascos.
A epiderme é uma camada com profundidadediferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura. É constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a...
tracking img