Pela “antropologização” no audiovisual: Um incentivo à reflexão e criticidade imagética dos brasileiros

1507 palavras 7 páginas
Pela “antropologização” no audiovisual: Um incentivo à reflexão e criticidade imagética dos brasileiros

Melissa Ferreira Ramos

Resumo
Tendo em vista que os educadores no Brasil têm encontrado dificuldades em despertar o interesse dos educandos nos conteúdos das aulas, percebemos como desafio pensarmos em renovações de métodos educacionais, propondo para tanto o fortalecimento dos temas transversais e da interdisciplinaridade, associados com a maior utilização da antropologia visual, desenvolvendo assim uma visão antropológica e problematizadora da imagem e da realidade. Vemos a necessidade ainda de fazer uma breve análise de como essas experiências estão se dando, sendo pensadas e implementadas.

Palavras chave: renovação de método educacional;visão antropológica; problematização da realidade

Introdução
O presente trabalho pretende fazer uma breve revisão bibliográfica em relação à temática da antropologia visual, levantando algumas reflexões pertinentes, tais como: Podemos afirmar que o Brasil tem investido mais no audiovisual nesses últimos tempos? E a interpretação antropológica da imagem está sendo reconhecida, produzida e valorizada?Como essas questões se inserem na realidade da educação brasileira?
A educação passa por um momento importante no nosso país, pois, de acordo com SILVA (2005), devido a desmotivações refletidas nos baixos rendimentos escolares, se faz necessário pensarmos em formas alternativas que consigam tornar as atividades escolares mais atrativas para os estudantes. Desse modo, apresentamos os temas transversais, que estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1996)1 como forma de integrar os diversos conteúdos curriculares, os relacionando com as vivências diárias de cada um, fortalecendo o processo de construção significativa do conhecimento, a partir da ideia de que os indivíduos devem crescer como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Para tanto, as Instituições escolares devem instigar e

Relacionados