PEIXES

Peixes são animais vertebrados que vivem dentro da água. Na água realizam todas as suas funções vitais como alimentação, crescimento, respiração, reprodução, eliminação dos metabólitos (urina e fezes), etc. Nãotem capacidade de regular sua temperatura interna; portanto, os peixes tem a temperatura igual à da água onde vivem - chamados de ectotérmicos, exceto os atuns. Os peixes se apresentam divididos em duas partes: a cabeça e otronco. O seu corpo pode ser recoberto por escamas e/ou couro. Os órgãos responsáveis pela propulsão e equilíbrio do peixe na água são as nadadeiras.

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL
AGENTES DISPERSORES DE SEMENTES

Os peixessão importantes agentes dispersores de sementes, principalmente nas florestas alagadas ou de inundação, denominadas de Várzea ou Igapó. Nas florestas alagadas, a dispersão se dá por diversos meios: vento, água, animais, forçada gravidade e também pelos peixes. Os que se destacam nesta função dentro da área estudada são o: Tambaqui, Pacu, Bacu, Mandi e Cachorro de Padre. Quanto a este último, uma experiência demonstrou que sementes ingeridaspelos animais por meio de frutos não perdem a capacidade de germinação. Das 71 que foram retiradas do estômago dos cachorros de padre, 69% germinaram. Peixes são "um dos principais dispersores de sementes em florestasalagadas, juntamente com
aves, macacos e tartarugas".

Mais de 200 espécies de peixes consomem frutos e sementes na Amazônia, o que "realça a importância de várzeas e igapós para a preservação desses animais".

MEIO AMBIENTEE REDUÇÃO DOS PEIXES    

As alterações ambientais afetam negativamente a capacidade de renovação dos estoques de peixes fluviais. O pescador esportivo deve conhecer os fenômenos inevitáveis que causam, por imposição dasleis da Natureza, a mortandade de peixes nos rios e lagos brasileiros. Isto significa dizer que todas as populações animais têm os seus próprios mecanismos de controle, não crescendo além da capacidade [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Peixes e anfibios. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peixes-e-Anfibios/113095.html

MLA

"Peixes e anfibios" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peixes-e-Anfibios/113095.html>.

MLA 7

"Peixes e anfibios." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peixes-e-Anfibios/113095.html>.

CHICAGO

"Peixes e anfibios." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Peixes-e-Anfibios/113095.html.