Peixes e anfibios

PEIXES

Peixes são animais vertebrados que vivem dentro da água. Na água realizam todas as suas funções vitais como alimentação, crescimento, respiração, reprodução, eliminação dos metabólitos (urina e fezes), etc. Não tem capacidade de regular sua temperatura interna; portanto, os peixes tem a temperatura igual à da água onde vivem - chamados de ectotérmicos, exceto os atuns. Os peixes seapresentam divididos em duas partes: a cabeça e o tronco. O seu corpo pode ser recoberto por escamas e/ou couro. Os órgãos responsáveis pela propulsão e equilíbrio do peixe na água são as nadadeiras.

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL
AGENTES DISPERSORES DE SEMENTES

Os peixes são importantes agentes dispersores de sementes, principalmente nas florestas alagadas ou de inundação, denominadas de Várzea ouIgapó. Nas florestas alagadas, a dispersão se dá por diversos meios: vento, água, animais, força da gravidade e também pelos peixes. Os que se destacam nesta função dentro da área estudada são o: Tambaqui, Pacu, Bacu, Mandi e Cachorro de Padre. Quanto a este último, uma experiência demonstrou que sementes ingeridas pelos animais por meio de frutos não perdem a capacidade de germinação. Das 71 queforam retiradas do estômago dos cachorros de padre, 69% germinaram. Peixes são "um dos principais dispersores de sementes em florestas alagadas, juntamente com
aves, macacos e tartarugas".

Mais de 200 espécies de peixes consomem frutos e sementes na Amazônia, o que "realça a importância de várzeas e igapós para a preservação desses animais".

MEIO AMBIENTE E REDUÇÃO DOS PEIXES    

Asalterações ambientais afetam negativamente a capacidade de renovação dos estoques de peixes fluviais. O pescador esportivo deve conhecer os fenômenos inevitáveis que causam, por imposição das leis da Natureza, a mortandade de peixes nos rios e lagos brasileiros. Isto significa dizer que todas as populações animais têm os seus próprios mecanismos de controle, não crescendo além da capacidade suportadapelo meio ambiente. Significa também que nem toda mortandade de peixes resulta necessariamente da ação do homem, ainda que, hoje em dia, ela venha crescendo em decorrência das ações descontroladas junto aos ecossistemas (desmatamento, poluição, represamento, etc.)

FRIAGENS

A mortandade de peixes, resultante das chamadas "friagens", é muito comum nos rios da Bacia Amazônica, quando ocorre amistura das camadas de água (principalmente no mês de julho). As frentes frias que penetram no "grande vale" fazem com que ocorra a desestratificação dos lagos - assim, as águas frias da superfície afundam e provocam uma transformação oxigênio em ácido sulfídrico. A conseqüência maior de todo esse processo é a morte dos peixes por asfixia.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PEIXES

Classificaçãocientífica |
Reino: | Animalia |
Filo: | Chordata |
|
Classes |
* Myxini * Pteraspidomorphi * Cephalaspidomorphi * Placodermi * Chondrichthyes * Acanthodii * Osteichthyes |
|

Os peixes estão em nosso planeta, bem antes da espécie humana e são animais vertebrados aquáticos que vivem em rios, lagos e oceanos numa em espécies de mais de 28 mil. São animais que possuembarbatana ou nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos para se locomover, na maior parte, possuem o corpo coberto de escamas e com suas brânquias respiram o oxigênio dissolvido na água. A temperatura do corpo dos peixes varia com o a do ambiente

Os peixes são dividos em grupos, sendo eles:
* peixes ósseos (Osteichthyes) : é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistemaesquelético. Ex: sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc.
* peixes cartilaginosos (Chondrichthyes): É a minoria dos peixes. Não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. Ex: tubarões e arraias

Algumas características dos peixes que favorecem o desempenho de suas atividades no meio aquático:
* Corpo com formato achatado lateralmente e alongado favorecendo...
tracking img