Peixes predadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
CARACTERÍSTICAS DOS PEIXES PEIXES CARTILAGINOSOS PEIXES ÓSSEOS TUBARÕES TUBARÃO-BRANCO TUBARÃO-BALEIA TUBARÃO-MARTELO ATAQUES DE TUBARÃO A PESCA NO BRASIL PIRANHAS PIRANHA PRETA PIRANHA-CAJU ATAQUES DE PIRANHAS A PESCA NO BRASIL O BRASIL PODERIA VIVER SÓ DE PEIXE COMO ACONTECE NO JAPÃO? FONTES BIBLIOGRÁFICAS 4 4 4 5 5 6 7 7 8 8 8 8 9 9 9 10

Características dos peixes
A designação depeixes é simplesmente definida como um vertebrado aquático de sangue frio. Possuem coluna vertebral, vivem na água e sua temperatura sanguínea se equilibra com o ambiente. A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e seu corpo é coberto por escamas protetoras. Certos grupos extintos foram dotados de um escudo ósseo protetor,além do esqueleto interno. Sua pele possui duas camadas: por fora a epiderme e sob ela, a derme. As glândulas da epiderme secretam um muco protetor contra fungos e bactérias. As escamas, que formam um escudo mais resistente, são feitas de ossos transparentes enraizados na derme. Como os anéis das árvores, elas registram a idade e o crescimento do peixe. As nadadeiras são classificadas em ímpares(dorsal, caudal e anal) e pares (peitorais e pélvicas).

Peixes cartilaginosos
Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce. Entre as características dos peixes cartilaginosos, podemos considerar:    Esqueleto cartilaginoso e relativamente leve; Presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifíciochamado espiráculo, por onde entra a água e banha as brânquias; Boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamada cloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestório, urinário e genital.

Peixes Ósseos
Os peixes ósseos são abundantes tanto em água salgada (tainhas, robalos, cavalos-marinhos, pescadas, etc.) como em água doce (lambaris, dourados,pintados, pacus, acarás-bandeiras, etc.). Vamos considerar algumas características dos peixes ósseos:     Esqueleto predominantemente ósseo; Presença de quatro pares de fendas branquiais e ausência de espiráculo, brânquias protegidas por uma estrutura denominada opérculo; Boca localizada na região anterior e intestino terminado no ânus, não há cloaca; Presença, em muitas espécies, de uma vesículaarmazenadora de gases chamada bexiga natatória ou vesícula gasosa.

Ausente nos peixes cartilaginosos, a bexiga natatória - que pode aumentar e diminuir de volume de acordo com a profundidade em que o peixe se encontra - favorece a flutuação e, com isso, permite ao animal economizar energia, já que ele pode permanecer mais ou menos estável numa determinada profundidade sem que para issonecessite de grande esforço muscular para a natação.

Tubarões
Os tubarões são pertencentes a classe dos Chondrichthyes. Isto significa que eles apresentam estrutura óssea formada por cartilagem (como as raias). Os tubarões podem ser marinhos, carnívoros, pelágicos, em quase sua totalidade, eles vão habitar as águas costeiras e também oceânicas, do fundo à superfície. São animais nectônicos, feitospara o ambiente em que vivem e evoluíram. São adaptados, ocupam diversos nichos ecológicos, tanto de ambientes árticos quanto de ambientes tropicais. Sua distribuição ocorre ao redor do globo, podendo ser chamado ( o grupo) como cosmopolita. Ao redor do planeta são conhecidas cerca de 400 espécies (88 no Brasil), sendo que o tamanho será diverso entre as espécies podendo variar de 0,10m a 18m decomprimento total de corpo. Os tubarões possuem sua origem a mais ou menos 400 milhões de anos, porém por possuir corpo cartilaginoso, registros fósseis são de difícil preservação. Um registro fóssil encontrado que se assemelha muito aos tubarões atuais, sendo um ancestral, é o Cladoselache, indivíduo que já apresentava muito das características dos tubarões atuais. Era um peixe cartilaginoso com...
tracking img