Peixe urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Análise de Porter

1.1 Fornecedores
Os fornecedores de empresas de compras coletivas são diferentes de outras empresas, pois são fornecedores que passam rapidamente pela empresa no momento em que esta está lançando uma promoção, promovida pelo ‘Peixe Urbano’. Estes são de diferentes ramos, sendo eles de setores alimentícios, academias, clinicas de estética , spa’s, etc. No caso decompras coletivas, o nome dado a função dos fornecedores, é os anunciantes, ou parceiros comerciais.

1.2 Entrantes
Antes de falarmos dos entrantes, vamos fazer uma analise da situação do site estudado com o mercado e seus novos concorrentes.

1.3 Análise do peixe urbano

1.3.1 Pontos positivos
- Consolidada no Brasil
- Reconhecimento de eficiência por consumidores e anunciantes
- Osanunciantes são normalmente, de nomes conhecidos pelo público.
- Empresa mencionada diariamente nas redes sociais, e até em jornais e revistas.
- Momento bom para estar consolidada no mercado, já que as redes sociais atingem classe A, B e C em massa. E também pelas compras online estarem cada vez mais seguras.

1.3.2 As ameaças dos entrantes e desvantagens com o mercado:
- Ofertas com muitasrestrições.
- Anunciantes que não cumprem o prometido.
- Falta de segmentação.
- Layout sem diferenciação.
- Qualquer nova empresa pode começar um negócio, já que o investimento é baixo para entrar no mercado.
- Baixo poder de fidelização, já que o publico busca somente preço.
- Canibalização do mercado.
No mercado de compras coletivas os entrantes são muito comuns. O mercado é novo, trazmuitas oportunidades de crescimento, é de fácil penetração, e exige um baixo investimento para abrir um novo negócio. Por isso, a cada mês um novo concorrente notável se torna uma ameaça para a empresa já consolidada no mercado. Alguns fatores como as forças e fraquezas da empresa são os pontos chaves para ceder ou não para entrantes, como os apontados acima. Diferente de outras empresas em que osconsumidores buscam por qualidade, atendimento, compra por sites fazem com que estes comparem preços e fechem negócios. Ultimamente os sites de compras coletivas grandes, como Peixe Urbano, Grupon, estão perdendo mercado para empresas regionais. Essas atuam em uma cidade em si, e nas de pequeno porte vizinhas, e estão mais antenadas ao gosto e preferencias de cada local, fazendo os grandes sitesperderem espaço.

1.4 Substitutos
Os bens substitutos das compras coletivas são encontrados com facilidade, e por isso esse item torna-se de grande importância para a análise de Porter. Vamos analisar os ‘substitutos’ com um exemplo. Você compra pelo Peixe Urbano um cupom que vale manicure. O preço pago é em média 10 reais em um salão de beleza. Ao marcar no local suas unhas, você explica aatendente que a compra foi feita pelo site de compras coletivas e ela arruma um horário e marca seu pedido.
Na compra pelo site, você analisou o preço em primeiro lugar. O local será analisado na maioria das vezes, após a sua chegada ao estabelecimento. O atendimento entra na hora de marcar seu horário no salão, mas principalmente na hora de fazer as unhas, e a qualidade, após fazer as unhas.
No casode não comprar no site de compras coletivas, você certamente optaria por um salão conveniente que ou já é cliente, ou optou por indicação. O preço pode sim ser um fator relevante, porém não será tão barato quanto pelo ‘Peixe Urbano’, o atendimento não será diferenciado de outras clientes, pois você está pagando o preço oferecido, e o mesmo pago por outras clientes. A localidade será escolhida, enão consequência de uma promoção.
Essas situações podem ser muito relevantes para muitos consumidores que ainda hesitam em fazer compras por esses tais sites. E por isso os produtos substitutos que seriam os que não fazem parte de sites coletivos, são grandes ameaças. A relação do preço, da diferenciação do produto, o poder de barganha do comprador e a qualidade do produto são os diferenciais que...
tracking img