Peixe meca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOMES VULGARES: Espadarte, Meca, Agulhão, Agulhão branco, Bicuda.
NOME CIENTÍFICO: Xiphias gladius

Embora pouco conhecido entre a população brasileira, é muito pescado em toda a nossa costa. Seuvolume de pesca é grande e se destina principalmente à exportação para os EUA e a Europa, onde sua carne é uma das mais consumidas, apreciada principalmente em grelhados e churrascos. Conhecido nospaíses de língua inglesa como Swordfish. Freqüenta águas tropicais, temperadas e algumas vezes frias de todos os oceanos, ainda que primariamente seja espécie de águas quentes. Possui alta tolerânciaàs variações térmicas (de 5° à 27°C), e se distribui da superfície até 650m de profundidade. Pode chegar a 4,45m e pesar mais de500Kg.
Único representante da família Xiphiidae, tem como principalcaracterística, e que lhe dá nome, o prolongamento do maxilar superior em forma de bico, porém diferentemente dos marlins, e distinto por esse motivo, apresenta a extremidade achatada em forma de espada enão cilíndrida como no caso dos marlins. Uma outra característica peculiar, é uma quilha no pedúnculo da nadadeira caudal. O corpo é alongado e fusiforme.É marrom a azul-escuro ou cinza, mais escurono dorso e brancacento no ventre. Há exemplares quase escuros, apenas com uma fina estria pálida no perfil ventral; faces branco-prateadas.
A temperatura de seu corpo é ligeiramente maior que a daágua circundante, graças ao seu peculiar aparelho circulatório.
Caça peixes como atuns e dourados, além de lulas e zooplancton, e pode usar seu “bico” para matar, atordoar ou cortar suas presas. O Mecapode ser agressivo, com casos de ataque a barcos, pescadores e mesmo a veículos de exploração submarina profunda ou plataformas de pesquisa.

Em águas tropicais a reprodução do Meca acontece durantetodo o ano com picos na primavera e verão, enquanto nas temperadas a reprodução concentra-se no período entre a primavera e o meio do outono. A quantidade de ovos varia de 1,4 a 4,2 milhôes de...
tracking img