Pegogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
C

C

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações,use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas respostas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere: que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos eequipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
1

4

7

10

13

16

19

Não é preciso muito esforço para notar de que é feito o cotidiano de um indivíduo brasileiro socioeconomicamente privilegiado. Os assuntos da vida privada são, de longe, os que dominam qualquer outro tipo de preocupação. No entanto, o cuidado excessivo com o bem-estar não apenas realimenta a cultura doalheamento como reduplica-se em irresponsabilidade para consigo. A rede de atendimento aos “famintos de felicidade” tornou-se um negócio rendoso, e os usuários, para mantê-la, exigem mais exploração dos que já são superexplorados. Quem vive permanentemente na infelicidade não pode olhar o outro como alguém com quem possa ou deva preocupar-se. O sentimento íntimo de quem padece é de que o mundo lhedeve alguma coisa, e não de que ele deva qualquer coisa ao mundo. O “comércio de felicidade” é orquestrado de tal modo que o sentimento de deficiência, escassez ou privação pede sempre mais dinheiro e mais atenção para consigo, como meio de evitar a presença avassaladora das frustrações emocionais.
Jurandir Freire. A ética democrática e seus inimigos – o lado privado da violência pública. In: AriRoitman (Org). O desafio ético, 2000, p. 83-4 (com adaptações).

1

4

7

10

13

O homem como ser humano não exclusivamente natural, para legitimar-se no interior da própria história, expressa-se em uma forma de organização social criada pelo moderno sistema econômico de propriedade privada, em que há uma nova confirmação dos poderes humanos e um novo tipo de enriquecimento. Osentido e o significado históricos nesse sistema são contrários, portanto, à importância de se atribuir as riquezas e os objetos da produção às necessidades vitais humanas, ou seja, sob a égide da propriedade privada não se transformam as necessidades em verdadeiras necessidades humanas, em que o idealismo é a ilusão, e o capricho transforma-se em extravagância. As verdadeiras necessidades setransformam na necessidade do dinheiro e nas necessidades quantitativas e subjetivas que ele mesmo produz.
Valdir Alvim. Dinheiro: instituição social relevante na sociedade moderna. In: EmTese, v. 1, n.º 1 (1), p. 11 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem. Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
1 9

Depreende-se daargumentação do texto que os principais componentes do “cotidiano de um indivíduo brasileiro socioeconomicamente privilegiado” (R.2-3) são o alheamento e a busca pela felicidade. Em “de longe” (R.4), a substituição da preposição por ao mantém o respeito às regras gramaticais, mas altera as relações de significação no período sintático. Mantêm-se o respeito às regras gramaticais e a coerência entre osargumentos ao reescrever-se o trecho “não apenas realimenta a cultura do alheamento como reduplica-se” (R.6-7) da seguinte forma: não realimenta a cultura do alheamento, mas reduplica-se. As aspas utilizadas nas linhas 8 e 15 servem para realçar o uso metafórico ou figurado da linguagem, conferindo-lhe também, pelo exagero, um valor de ironia. De acordo com o desenvolvimento do texto, na linha 11 é...
tracking img