pegadogia do basquete

668 palavras 3 páginas
REDAÇÃO
Pedagogia do Basquetebol: Novos conceitos acerca do ensino e do treinamento em duas fases distintas: Fase de iniciação ao jogo e fase de treinamento especializado.

Itajaí
2015
RESUMO:
O ensino dos jogos coletivos deve ser concebido como um processo na busca da aprendizagem. Há várias formas de apresentar o ensino do Basquetebol. Neste texto o conteúdo apresentado busca ensinar respeitando cada fase do desenvolvimento das crianças e pré-adolescentes, separando-as em fases esportivas e respeitando sempre os limites de cada um. O responsável pela formação é esportivo é o técnico. O técnico desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem e na busca do rendimento. Neste texto tem o objetivo de mostrar as habilidades, o desenvolvimento da capacidade física e o ensino do basquetebol, por base dos estudos da Pedagogia do Esporte.

INTRODUÇÃO:
O basquetebol é uma modalidade esportiva que aborda técnicas, atividades motoras e uma fundamentação pedagógica, que ajuda compreender que o basquete avança e é inserido na escola para ser trabalhado na formação do jovem. Esse é o objetivo desse trabalho, apresentar qual a importância do basquetebol na escola e no processo de formação do cidadão.

O professor deve proporcionar ao aluno uma habilidade de usar o conhecimento adquirido no basquetebol em situações que apareçam no cotidiano. O grande problema é que nos ambientes que o basquetebol se desenvolve a maior preocupação está em formar atletas e profissionais em basquetebol, mas não é isso que de fato deve ser transmitido ao aluno, deve mostrar o porquê do basquetebol, o que ele ajudará em sua formação. As práticas esportivas podem auxiliar bastante nesse fator da formação. Não se pode negar que uma aula de basquetebol vá trazer um melhor condicionamento físico, e até mesmo times campeões, mas essa aula também influenciará diretamente na vida do aluno, no papel que ele terá na sociedade. O basquete é um jogo de inteligência e raciocínio

Relacionados