Pegadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
No dia 12 de Janeiro fomos ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d’ Aire. Esta que é um maciço montanhoso que integra o Parque Natural das Serras de Aire. Quandochegamos, o guia levo-nos a ver um filme sobre dinossáurios, de seguida encaminhou-nos para o trilho das pegadas.

Formação:
A serra de Aire trata-se de uma formação geológica do jurássico, elevadapor movimentos tectónicos e que desempenha um papel importante na determinação de fenómenos microclimáticos. No seu cume, a 687 metros de altitude, as precipitações cifram-se pelos 1600 milímetrosanuais, para descerem aos 800 milímetros ou 1000 conforme consideremos a vertente sul ou norte, respectivamente.
Há cera de 175 milhões de anos a paisagem deste lugar que é hoje a Serra de Aire, era umaplanura litoral, alagadiça, pejada de zonas inundadas sob um lençol de água, com um a dois metros de espessura e em comunicação com o mar. Nessa altura a Europa ainda se encontrava ligada aocontinente norte-americano. O clima era quente e húmido e a vegetação exuberante. No fundo dessas lagunas marinhas, depositava-se uma lama de calcário, onde ficavam marcadas com facilidade as pegadas dosanimais que por ali passavam; entre eles, encontravam-se os dinossáurios saurópodes, animais herbívoros, e de grande porte, podendo chegar aos 30 metros de comprimento e 70 toneladas de peso, sendo destaespécie, a maioria das pegadas encontradas



Flora:
Jardim Jurássico
O Jardim Jurássico pretende mostrar e fazer a reconstituição da flora existente do período Jurássico, com exemplares que sãoconsiderados fósseis vivos.
Assim, entre fetos arbóreos e não arbóreos, cicas, araucárias, ginkos, zimbros, teixos e cavalinhas, o visitante poderá apreciar a fascinante vegetação de tempos remotos.No mesmo local, existe um painel de grandes dimensões que apresenta, de uma forma simples, a evolução da vida na Terra ao longo de milhões de anos.



Fauna:
Os dinossáurios que aqui andaram...
tracking img