Pedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGNIFICADOS
Minério= (do latim minera, mina) é um mineral cujo componente metálico, segundo a sua concentração e viabilidade das jazidas, é economicamente rentável para a sua prospecção eexploração industrial (mineração).

A sua exploração pode ser feita a céu-aberto ou ser subterrânea.

O ferro é um metal. Ele costuma ser extraído de um mineral chamado hematita. A hematita é formadaprincipalmente por ferro combinando com o oxigênio. Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados minérios. Desse modo, dizemos que a hematita é umminério de ferro; e o ferro, por sua vez, é um metal. Já a galena é um minério de chumbo, a esfalerita é um minério de zinco, etc.

Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfetos,silicatos ou por metais nativos, associados (ou não) a outros minerais como, por exemplo, cobre e ouro.

Os corpos de minério são formados por uma variedade de processos geológicos.
Existem vários tiposde minerais, porem os MINERIOS e que detém o valor comercial.
Como se formam os minerais?
Os jazigos minerais são formados por processos magmáticos, isto é, derivam da cristalização direta de ummagma, por isso chamam-se Rochas magmáticas.
As principais causas para a deposição dos minérios, em muitos jazigos, envolvem mecanismos de precipitação que não resultam da simples diminuição datemperatura e pressão, tal como acontece com os magmas, mas que se associam com processos mais complexos, nomeadamente, envolvendo a junção ou não de fluidos e reações químicas entre fluidos e as rochas,encaixantes ou que se juntam segundo a sua espécie.

Como se formam os minérios?
Nas rochas, os minerais ocorrem em grãos solidamente unidos que só podem ser separados por meio de processosnaturais que desagregam as rochas (intemperismo) ou por processos artificiais muito enérgicos (explosões e impactos de martelo ou marreta, por exemplo). As diferenças de tamanho, forma, cor e outras...
tracking img