Pedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Calendário maia
Criado há mais de 5 mil anos, o antigo calendário maia é assombrosamente preciso. Apresentando uma complexidade comparável a de um computador, surpreende arqueólogos a astrônomos:entre outras coisas, os maias determinaram que o Sol, a Lua e o planeta Vênus apareceriam alinhados uma vez a cada 104 anos. Entre todos os povos antigos, os maias foram o que obtiveram maioraproximação no cálculo da duração exata do ano solar. Nosso cálculo atual é de 365,2422 dias, enquanto que o dos maias é de 365,2420, dois décimos de milésimo de diferença, e isso milhares de anos atrás!
Como osantigos maias foram capazes de fazer observações astronômicas de precisão muito antes da invenção do telescópio ainda não se sabe, mas existe uma pista: segundo as próprias lendas da civilizaçãomaia, o calendário foi um presente de "estranhos do mundo das estrelas".

Profecia 2012
As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobreconhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim comovários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.
* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, naUniversidade do Texas em Austin nos EUA
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretantose passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012.Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo....
tracking img