Pedro Demo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Pedro Demo dizia que as ciências sociais buscavam uma nova metodologia, diferente da comum, algo que buscasse inovar, mas sem desfocar de seu objeto de estudo. Já na ânsia e na vontade de conseguirencontrarem-se como ciência muitas áreas das humanas acabam adotando
princípios das ciências exatas e naturais, com isso acabam se tornando incompatíveis ao seu objeto de estudo.
Ao analisar oprimeiro capitulo Pedro Demo demonstra o conflito que as ciências sociais passaram para introduzir uma metodologia diferente e especifica que não se desfoque do seu objeto de estudo. Uma dificuldade que oautor mostra é a de se adotar uma metodologia pré-existente, já que o objeto das ciências sociais esta em constante transformação, e sempre em mudanças que só podem ser compreendidas através de umaanálise contextual e não apenas conceitual. Assim diz Demo (1980, p.13)
Talvez prevaleça, na prática, a crença de que deve valer para qualquer objeto cientifico o mesmo método, a saber, o métodotípico das ciências exatas e naturais. No outro extremo, estão os que acham ser o fenômeno humano tão sui generis que necessita de método próprio, totalmente diferente do outro.
Segundo Demo as ciênciassociais teriam 6 condições que existiriam um método especifico. Na primeira parte Pedro Demo trás a tona um termo bastante polêmico, a ideologia que o autor trás acaba gerando confusões, pois seacredita que o que faz de um cientista um bom profissional é a capacidade de poder controlar sua ideologia dentro do objeto de estudo, Demo cita o caráter ideológico: Demo (1980, p.17)
A ideologiaacomete qualquer ciência, também as naturais, mas aqui de forma extrínseca, a saber, no possível uso que se faz delas. Seu objeto não é ideológico em si. O objeto, porem, das ciências sociais éintrinsecamente ideológico, porque a ideologia está alojada em seu interior, inevitavelmente.
Na segunda parte do texto o autor fala sobre a metodologia como se fosse um caminho para se fazer ciência, uma...
tracking img