Pedreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pedreira São Luiz, que hoje pertence ao grupo Votorantim cimentos, está ativa a mais ou menos trinta anos, nos quais dez anos sobre o controle do grupo. A matéria prima predominante na região é obasalto, no qual são feitos agregados (brita zero, brita um e etc.) para a produção de cimento, que é utilizado na pavimentação de ruas e estradas. Segue a baixo o processo de fabricação dos agregados:1º- RETIRADA DO ESTÉRIL
Antes de iniciar o processo de lavra do minério para a produção de agregados, é preciso retirar a camada superior de terra ou estéril. Estes materiais são carregados noscaminhões e depositados em aterros (depósitos de estéril). A camada de solo vegetal é removida separadamente e armazenada para a reabilitação ambiental dos platôs dos depósitos de estéril.

2º-DEPÓSITO DE ESTÉRIL
O depósito de estéril é formado de acordo com técnicas modernas de engenharia para possibilitar o perfeito controle da reabilitação ambiental. Com o fim da atividade de extração, oobjetivo é possibilitar um uso mais nobre da área, como loteamentos ou implantação de outras indústrias. A reabilitação é monitorada por engenheiros florestais e biólogos, utilizando-se obrigatoriamentevegetação nativa da região.

3º- PERFURATRIZ
A extração de agregados se inicia com um plano de perfuração e detonação (plano de fogo) elaborado pelos engenheiros. São identificados os locais exatos(malha) onde a rocha será perfurada para a colocação dos explosivos. O equipamento utilizado chama-se perfuratriz, que gera furos de, geralmente, 3,5” a 4,5” de diâmetro e 15 metros de profundidade. Adefinição destes índices são ditados por aspectos técnicos e ambientais, devido a necessidade de controle de ruído e vibração no momento do desmonte de rocha e de seguir à risca os padrões desegurança que incluem sinalização sonora e visual bem como a total evacuação do local.

4º- ROMPEDOR
A detonação visa o desprendimento das rochas com granulometria adequada para abastecer o britador...
tracking img