Pedras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

1 - INTRODUÇÃO

1.1 – Realizou-se um estudo sobre a Logística das Pedras, onde iremos abordar os seguintes temas: o mercado, rochas ornamentais, características do mármore e do granito, usos do mármore e do granito, projeto e planejamento, fases de tratamento das rochas ornamentais, mão de obra, transporte, armazenagem e distribuição e vivência dos trabalhadores neste ramo.1.2 – Objetivo Geral
Através desta pesquisa, temos como objetivo apresentar o processo de logística das pedras, bem como os principais pontos relacionados.

1.3 – Objetivos Específicos
Os objetivos específicos da pesquisa são: o processo de produção, armazenagem e distribuição das pedras.
1.4 – Relevância do Estudo
Podemos aplicar como parte relevante deste estudo, a importância de conheceras empresas do ramo e pessoas que desenvolvem o trabalho no setor. É fundamental o conhecimento dos fatores centrais em torno dos quais se regem os processos de extração e transformação de pedra.











CAPÍTULO II

2 – REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 - O contexto que fundamenta o desenvolvimento deste trabalho apresenta a abordagem de teorias sobre o ciclo de logística desde aextração à distribuição, contendo também informações sobre a mão de obra e condições de organização do trabalho.















CAPÍTULO III

3 - DESENVOLVIMENTO
A pedra é sem dúvida o material de construção mais antigo que vem sendo utilizado pelo homem na sua luta pela sobrevivência e civilização. O período da idade da pedra é considerado o marco inicial das atividadestecnológicas. Desde então, a pedra tem sido a colaboradora inestimável da história, documentando os povos e suas culturas através dos tempos.
A pedra foi usada, primeiramente, em sua forma bruta. Hoje em dia é empregada nas mais variadas formas: bruta, britada, moída, apicoada, levigada, polida, lustrada, flameada, etc.
O advento das construções metálicas no século XIX e o desenvolvimento da tecnologiado concreto no início do século XX impuseram muitas restrições ao seu emprego, principalmente pelo seu alto custo em relação aos outros materiais. No entanto, anos mais tarde, observou-se um retorno de sua utilização mais generalizada, principalmente para revestir estruturas metálicas, de concreto e de outros materiais, proporcionando um aspecto estético mais agradável e de qualidade maisduradoura.
MERCADO. O Brasil possui a maior reserva de jazidas de granito do mundo, destacando-se pela sua qualidade, o que o faz ocupar a terceira colocação no ranking dos países exportadores de blocos do produto, consequentemente, um mercado em grande expansão.
MERCADO LOCAL. O Estado do Espírito Santo com suas principais jazidas de mármore localizada na região sul, e de granitos na região norte,destaca-se no panorama nacional, como principal produtor de mármore e similares e segundo produtor de granitos e similares.
ROCHAS ORNAMENTAIS. São aquelas passíveis de polimento: granitos, gnaisses, migmatitos, sienitos, gabros — todas designadas comercialmente de granitos — e mármores, genericamente especificando todas as rochas carbonáticas, metamórficas ou não.
CARACTERÍSTICAS DO MÁRMORE E DOGRANITO. O Mármore e o Granito são produtos extraídos da natureza, oferecidos numa ampla gama de cores, proporcionando aos especificadores um abrangente leque de soluções estéticas, bem como a garantia de alta durabilidade. Encontram-se disponíveis em sua forma rústica, sendo submetidos a processos de industrialização para seu desdobramento em formas aplicáveis em vários segmentos da ConstruçãoCivil. São produtos genuinamente naturais, onde só se aplicam técnicas de industrialização apenas para ressaltar ainda mais sua beleza e requinte, ou seja, não estamos falando de produtos sintéticos, mas sim, de produto 100% natural, destacando-se pelas seguintes características:
- Alta carga de ruptura;
- Altíssima resistência à abrasão;
- Resistência ao gelo;
- Resistência a ácidos e...
tracking img