Pedras naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho apresentarei um conjunto de pesquisas a respeito de um dos materiais de construção em arquitectura – as pedras naturais. Os materiais de construção são elementos de natureza diversa, que devem desempenhar papéis específicos e previsíveis de maneira a possibilitar e garantir a existência de um determinado ambiente construído pensado para um determinado fim. Com isto,serão apresentadas as suas características gerais e particulares, vantagens e desvantagens da sua utilização, formas de aplicação e recursos comerciais do mesmo.
Começando no conceito geral das pedras e acabando na especificidade de cada uma este trabalho tem como finalidade a melhor compreensão e profundidade de um dos mais antigos materiais utilizados nesta área.

Índice
Introdução 2Evolução Histórica 3
Propriedades
Resistência mecânica da pedra
Características físicas
Características químicas
Vantagens e desvantagens
Transformação da pedra e seu assentamento
Tipos de alvenaria
Exigências gerais da pedra utilizada na construção
Factores de Alteração
Tipos de rocha
Conclusão
Bibliografia

Evolução Histórica do Material

Laminas mais finas - máquinasPropriedades
A pedra é considerada o material mais nobre e resistente para construção.
A sua composição química e estrutura é muito variável, pois resulta da combinação de diversos factores naturais que determinam tanto a sua formação como as alterações sofridas até a rocha de origem se transformar em matéria para ser extraída da pedreira, resultando, assim, nas diferentes classes de pedras.Com isto, existem diversos tipos de rochas, cuja aderência à argamassa é variável:


Tipos de rochas Resistência Kg/cm2 Aderência Argamassa
Ígnea:
Granitos 1500 a 2700 Muito boa
Eruptiva:
Basalto3000 Má
Tufos 35 a 600
Sedimentar:
Calcário 600 a 1500 Variável, de muito boa a má
Brechas 800 a 1700 Variável, de boa a máArenites 300 a 2700 Variável de boa a má
Metamórficas:
Xisto 800 a 1300 Má
Mármores 1100 a 1800 Boa

Através da sua origem e do modo de formação, as pedras apresentam características bem diferentes que permitem a sua distinção e a sua utilização em obra.Essas características são de três tipos: mecânicas, físicas e químicas.

Resistência mecânica da pedra
O papel da pedra na construção é, sobretudo, de resistir a compressão e ao desgaste.
Em relação à sua resistência à compressão, normalmente, quanto mais densa é a pedra, maior é a sua resistência à compressão, dependendo do grau de humidade presente. Quanto mais saturada está a pedra, menor é asua resistência. Contudo, no calcário, quanto mais gelada for a pedra, menor é a sua resistência.
Na sua resistência ao desgaste, o desgaste influi não só na perda de espessura/peso, como na manutenção do seu brilho e visibilidade da sua matriz decorativa.

Características físicas
Podemos avaliar uma pedra natural através:
1. Da sua estrutura e textura: influem as qualidades de resistênciamecânicas, homogeneidade, porosidade, etc, dando-nos também uma ideia sobre trabalhabilidade e aderência às argamassas;

2. Da sua fractura: refere-se ao aspecto das superfícies de rotura da pedra, permitindo reconhecer os constituintes da pedra;

3. Da sua homogeneidade: se uma pedra for homogénea, podemos contar com as mesmas propriedades qualquer que seja a zona em estudo,...
tracking img