Pedras de mineração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 6

PEDRAS DE ALUMINA (CORÍNDON)

Diversas formas diferentes de alfa-alumina (coríndon) podem ocorrer como pedras em recipientes de vidro. Estes diferentes tipos de coríndon muitas vezes se originam de diversas fontes. Em muitos casos, a análise petrográfica é necessária para se determinar o tipo de partículas de coríndon presentes. Contudo, podemos identificar vários tiposcomuns usando a análise de pedra in loco. Estes tipos são:

1) “Sílico Aluminoso” – (Coríndon Tabular ou Alumina Tabular).

2) Corindón.(Corindón Azul ou Alumina Fundida)

3) “Sílico Aluminoso” - Alumina Recristalizada.

4) “Sílico Aluminoso” - Grande Alfa-Alumina Recristalizada

5) Coríndon RHM (Refractory Heavy Mineral – Mineral RefratárioPesado).

Obs: Classificamos no manual de fotos dos defeitos como silico aluminoso os três tipos citados acima:

Pedras de Alumina
Página 6-1

1. SÍLICO ALUMINOSO
(ALUMINA TABULAR OU CORÍNDON TABULAR)

“Alumina tabular” e “coríndon tabular” são dois nomes dados a um tipo de alfa-alumina artificial. Esta forma de grãos de alfa-alumina é o ingrediente fundamental em uma variedade demateriais e cimentos refratários comuns usados pela indústria de vidro. Muitos fornecedores de matérias primas também usam refratários contendo alumina tabular em suas fábricas de processo como revestimentos para fornalhas e secadores.

A alumina tabular pode ocorrer como pedras de partícula simples ou múltipla. Ambos os tipos podem ser provenientes da mesma fonte. Pedras de partículamúltipla freqüentemente contêm outros tipos de materiais refratários. Examinar cuidadosamente partículas individuais de alumina tabular quanto a outros tipos de partículas refratárias. Às vezes, somente umas poucas partículas pequenas podem estar presentes. Estas outras partículas podem proporcionar informação importante para a determinação da fonte original da pedra.

Esta seção contémuma descrição para pedras de alumina tabular de grão simples. Veja Capítulo 4, “Refratários e Cimentos de Alumina Aglutinada e Sílica-Alumina” a respeito de uma descrição de pedras de alumina tabular de partícula múltipla.

6.1.1 Características in Loco

A Tabela 6-1 contém um resumo das características in loco de pedras de alumina tabular. As Figuras 6-1 e 6-2 são desenhos efotomicrografias de pedras típicas que ilustram estas características. Para ver as características dos grãos de alumina tabular in loco, usar ampliação moderada ou alta e examiná-los cuidadosamente.

Pedras de Alumina
Página 6-2

6.1.2 Fontes Principais

As fontes de pedras de alumina tabular são semelhantes, quer as pedras ocorram como pedras de partícula simples quer múltipla. Seoutros grãos refratários estiverem presentes com a alumina tabular, isto pode ser útil na identificação da fonte das pedras.

Algumas das fontes mais comuns de pedras de alumina tabular são:

1) Refratários de Alumina Tabular tal como: Tamax (Slip Cast Shapes), Valcor G, HE 311, HE 312 e Korundal XD. Veja Subseção 10.2, “Refratários de Alumina Tabular” quanto a uma descriçãodestes refratários e seus usos.

2) Refratários de AZS aglutinado, tais como: Zirmul, Vision, Valcor, GAZ, HE-333 ou Zalac. Veja Capítulo 9, “Pedras de AZS Aglutinado” para uma descrição destes refratários e seus usos.

3) Contaminação de cacos de vidro por refratários ou cimentos contendo alumina tabular.

4) Contaminação de matéria prima por refratários ou cimentoscontendo alumina tabular. Isto normalmente ocorre nas instalações de produção do fornecedor de matéria prima. Os principais usos para estes materiais em instalações de processamento de matéria prima são como revestimentos de fornalha e secador.Ex: Fabricação de alumina calcinada ou hidratada.

5) Argamassa contendo alumina (A-621, cimento HMS, etc). Há uma variedade de usos para estes...
tracking img