Pedofilia e luxuria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luxúria
[pic]
A luxúria representada por Pieter Bruegel.
A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e erótico. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Segundo a Doutrina Católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascíviae sensualidade.
No caso da Luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, prostituição, sodomia, pornografia, incesto, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo (busca de prazer infligindo dor ao parceiro) e masoquismo (busca de prazer recebendo do parceiro punições que envolvem dor), desvios sexuais e tantos outros pecados relacionados com a carne. A luxúria, segundo a mesmadoutrina, pode acarretar em consequências como, por exemplo, o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos). Portanto a luxúria seria uma porta de acesso a outros pecados (desvios morais).Por definição de dicionário, a Luxúria é a libertinagem, a lascívia, a exuberância, a sensualidade, o viço das plantas. Entendemos a Luxúria como uma exuberância dos sentidos, da sexualidade, uma embriaguez do corpo e da alma das sensações. Pecar por Luxúria seria ser possuído pelo desejo desmedido de obter a magnificência dos sentidos e da sensualidade.
Percebemos que a Luxúria, em nossaépoca, é freqüentemente confundida com a Gula. A Gula é o prazer primário, do 2º centro de força, que é a compulsão, avidez pelo prazer que a troca com o outro traz. (Seja da comida, do sexo, do afeto, do álcool ou das drogas). O pecado da Gula é a busca desmedida que o prazer nos leva, sem levar em conta a qualidade. Os gulosos desejam mais e mais até se empanturrarem. A quantidade é que conta, não aqualidade. Não toleram a falta e não há individualização para escolhas elaboradas. Favorece a escolha da mesma, tipo sociedade de massa. Uma boa imagem da Gula são as orgias romanas ou os inúmeros modelos de diversão oferecidos pela sociedade americana. São eles os legítimos representantes dos “rodízios ávidos de prazeres primários”. Assim, quase todos os exemplos de luxúria que são citados nãopassam de grosseiros pecados da Gula.
O sofisticado pecado da Luxúria é uma orgia do sentir com grande refinamento sensual. Necessita de tempo, qualidade, magia dos sentidos, liberdade de criação e abundância que é a condição de quem não tem medo da falta. Condição que o estressado homem atual está longe de possuir. Como ser um libertino, ou seja, como usar desmedidamente sua liberdade, se não sentecondições de dispor de sua pessoa de forma livre e espontânea?
Parece que a sociedade atual só tem referência do que seja Luxúria no sentido visual ou mental, pois nesses campos está em um apogeu dado pelas inebriantes imagens de fotografias, da televisão, das propagandas e do cinema. Mas, como levar essa Luxúria a nível do corpo, do sentir em geral, é algo muito distante para o homem comum. Tãodistante quanto os festins árabes ou ciganos que tentamos trazer até nós como a dança do ventre, etc. Tão encantados e longínquos como os sofisticados rituais gregos. A sociedade grega parece que conheceu a liberdade de usufruir das delícias da sensualidade, do corpo, da mente e da essência da vida. É possível que nos seus banquetes, as “Symposias”, houvesse sensualidade e estímulos suficientespara que os homens gregos e suas Hetairanes sucumbissem ao pecado da Luxúria.
Hoje, compra-se um pacote para praias baianas, para o Caribe ou Ilhas Gregas na ilusão que se obterá um pouco de Luxúria e com isso trará um novo viço ao corpo. Mas, luxúria não combina com falta de tempo, com avidez por resultados ou roteiros pré-estabelecidos. Poucos na verdade sabem se abrir aos orgasmos que a...
tracking img