pedigato

1063 palavras 5 páginas
ROSCAS

DEFINIÇÃO

A rosca é uma saliência ( filete ) de secção uniforme que se desenvolve com uma inclinação constante em torno de uma superfície cilíndrica.

P = Passo da rosca é distância compreendida entre dois filetes consecutivos, medida no mesmo ponto; é sempre um filete e um vão.

i = Número de filetes ou entradas que se desenvolvem lado a lado ao redor do cilindro.

h = Deslocamento axial correspondente a uma volta completa do parafuso.

a= Ângulo de inclinação da hélice, é dado pelas expressões:

tg a = h / p x Ømédio

ou

tg a = P x i / p x Ømédio.

UTILIDADES DA ROSCA

A rosca é um recurso mecânico de grande importância e constante aplicação pois: possibilita a união não permanente de peças e a facilidade de desmontá-las, quando necessário. possibilita o movimento de avanço de um elemento de máquina, quando há movimento de rotação em uma das partes do conjunto; uma morsa ou o fuso de um tôrno mecânico são bons exemplos da aplicação do desse recurso.

Nas figuras abaixo pode-se ver respectivamente a rosca externa de um parafuso e a rosca interna de uma porca, ambos de filetes quadrados, onde é visível a superfície cilíndrica na qual se desenvolve o filete.

ROSCA À DIREITA E ROSCA À ESQUERDA

Uma rosca é à direita quando, para que o parafuso entre na porca é necessário dar-lhe o movimento de rotação da esquerda para a direita, ou no sentido dos ponteiros do relógio (sentido horário).

Uma rosca é à esquerda quando, para que o parafuso entre na porca é necessário dar-lhe o movimento de rotação da direita para a esquerda, ou no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (sentido anti-horário).

ROSCA DE FILETE SIMPLES

Uma rosca é de filete simples, quando apenas uma saliência (filete) se desenvolve ao redor do núcleo.
Também conhecida como rosca de uma entrada.

ROSCA DE FILETES MÚLTIPLOS ( Duplos, Triplos,

Relacionados