Pediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| 2012 |
| INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA
Escola Superior de Saúde de BejaXXI Curso de Licenciatura em Enfermagem3º ano, 2º semestre |

[Fases do Desenvolvimento] |
|



Recém Nascido

Classificação do Recém-Nascido
O recém-nascido é classificado segundo:
Idade gestacional (IG)
* Recém-Nascido de termo, RN cujo parto ocorreu entre as 37 Semanas e as 41 Semanas e 6 diasde gestação
* Pré-termo ou prematuro, RN com menos de 37 Semanas completas de gestação
* Pós-termo ou pós-maturo, RN com 42 Semanas completas ou mais
Simultaneamente em função do Peso e da Idade Gestacional
* Recém-Nascido com peso adequado para a IG (AIG), RN cujo peso se situa entre o percentil 10 (P10) e o percentil 90 (P90) para a respectiva IG nas curvasde crescimento intra-uterino
* Recém-Nascido leve para a IG (LIG), RN cujo peso de nascimento se situa abaixo do P10 nas curvas de crescimento
intra-uterino
* Recém-Nascido grande para a IG (GIG), RN cujo peso de nascimento se situa acima do P90 nas curvas de crescimento intra-uterino.
*
Características Biológicas
Sistema Circulatório
* A transição dacirculação materno-fetal para a circulação neonatal envolve o encerramento funcional dos shunts fetais (Foramen Ovale, Canal Arterial e Canal Venoso)
* O encerramento incompleto do Foramen Ovale pode provocar cianose discreta e transitória, consequente da mistura de sangues, sendo perceptível um sopro, geralmente fisiológico, através da auscultação
* Frequência cardíaca média de 120-160batimentos/minuto.
Sistema Respiratório
* Onde ocorrem as críticas adaptações à vida extra-uterina do recém-nascido, momento em que se torna autónomo nas trocas gasosas e oxigenação dos tecidos.
* Estímulo do centro respiratório provocado por vários factores, nomeadamente o estímulo térmico, factores químicos e a compressão provocada pela passagem no canal de parto.
* O padrão respiratóriodo recém-nascido é irregular e superficial, em que a expansão do tórax e do abdómen se dá em simultâneo durante a inspiração, com 30-60 ciclos respiratórios/minuto.
Sistema Digestivo
* O recém-nascido tem capacidade para deglutir, digerir, metabolizar e absorver proteínas, glícidos simples e gorduras emulsionadas.
* Os reflexos de sucção e deglutição estão coordenados com a respiração.* O cárdia (esfíncter esofágico inferior) e o controlo nervoso do estômago encontram-se imaturos no período neonatal, estando estes dois aspectos associados à regurgitação do recém-nascido.
* O líquido amniótico presente no tubo digestivo é expelido, em conjunto com as secreções intestinais e as células descamativas da mucosa, sob a forma de mecónio.
* O mecónio têm um aspecto viscoso, decor verde escuro e com sangue oculto, sendo expelido nas primeiras 24/48 horas.
* As características das fezes alteram-se progressivamente com a introdução do leite na alimentação. Numa primeira fase (3-6 dias) as fezes são pastosas e castanhas esverdeadas - fezes de transição. Nos dias seguintes são moles, de tonalidade amarelo dourado – fezes lácteas - e não provocam irritação cutânea,desde que o recém-nascido se alimento do leite materno.
* O fígado é o órgão mais imaturo deste sistema à nascença, sendo responsável pelo aparecimento (a partir do 2º dia) da icterícia fisiológica do recém-nascido, do risco aumentado de hemorragia por défice de vitamina K e do risco aumentado de hipoglicémia devido ao défice de glicogénio armazenado.
Sistema Urinário
* O balançohidroelectrolítico do recém-nascido apresenta um intervalo estreito, pelo que em situações de diarreia/vómitos, infecção ou alimentação inadequada há risco de desequilíbrio.
* Deve ter a primeira micção nas primeiras 12 a 24 horas, apresentando seguidamente micções frequentes e perfazendo uma diurese de 200-300 ml/dia.
* Podem estar presentes na urina cristais de urato (cor alaranjada), provenientes...
tracking img