Pedagogos, mestres e solfistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADE CATARATAS-UDC
FACULDADE DINÂMICA DE CASCAVEL

DATA:21/09
DICIPLINA:FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA

BIBLIOGRAFIA:
PEDADGOGOS,MESTRE-ESCOLA E SOFISTAS

Todas as grandessociedades ocidentais que como Atena e Roma, as primeiras tribos de pastores errantes e camponeses aprenderam a lidar com a educação como qualquer outro grupo humano.
O que se ensina se aprende entreos primeiros pastores eles começaram a envolver o saber da agricultura e o pastoreio, do artesanato e da arte. Tudo isso misturado foi passado sem muitos mistérios com o principio de honra, e desolidariedade, mas do que tudo de fidelidade a polis, cidade grega onde começa e acaba a vida do cidadão livre e educado.
Esta educação grega é, portanto dupla e carregada dentro dela a oposição que atéhoje a nossa educação não resolveu. Ali estão normas de trabalhos passados com saber que se ensina os gregos chamando de tecne, mas suas formas mais rústicas e menos enobrecidas foram passadas aostrabalhadores manuais e escravos ao saber que se ensina para que se viva e seja um tipo de homem livre, e se possível nobre, os gregos acabaram chamando de teoria.
A educação foi dirigida aosmeninos nobres da elite guerreira e, mais tarde da elite tocada é que a educação foi dirigida, por alguns séculos mesmo para eles não havia escola.
Eles achavam que o saber que se transfere pela educaçãocircula através de trocas interpessoais, de relações físicas simbolicamente afetiva entre as pessoas. Assim a pederastia passa a ser considerada a forma mais pura entre os homens livres e iguais.Com o sentido de Paidéia na educação grega surgiu um novo conceito de educação do homem livre que o habilita a tirar proveito de sua liberdade e dela fazer uso. Durante muito séculos os “pobres” daGrécia aprenderam desde criança fora das escolas, nas oficinas e nos campos de lavoura e pastoreio.
Os meninos “ricos” inicialmente aprenderam também fora da escola, em acampamentos ao redor de...
tracking img