Pedagogo e o trabalho desenvolvido na associação de pais e amigos dos excepcionais (apae)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O profissional pedagogo na atualidade vem sendo reconhecido pela diversidade da sua atuação, pois atua na promoção do processo educativo em várias instâncias. A partir da intervenção intencional o pedagogo tem a função de planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação e fora dele.
Os espaços da docência, coordenação pedagógica, orientaçãoeducacional e gestão, que podem ser exercidos na educação formal e não formal, quando assumidos pelo pedagogo, requerem o acompanhamento e análise contínuos de projetos, programas, propostas de ensino.
Em ambientes não escolares, como ONGs, a atuação do pedagogo visa a construção de valores e conhecimentos, dessa forma, contribui significativamente para uma sociedade mais justa que entenda aeducação, como centro do processo de sua evolução.
Uma questão que instigou o grupo foi saber mais sobre qual o trabalho da APAE e como se articula o papel do pedagogo que atua nesse espaço.

OBJETIVOS

O objetivo geral desse estudo foi compreender a contribuição e influência do pedagogo no trabalho desenvolvido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE). Entre os objetivosespecíficos, explicitar a especificidade das intervenções possíveis ao pedagogo na estrutura organizacional da APAE; identificar a função social e educativa do serviço desempenhado na APAE e analisar conhecimentos e competência do pedagogo entrevistado com experiência na APAE.

JUSTIFICATIVA

A escolha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE) como objeto de estudo se relaciona com aimportância social dessa instituição, assim como, o foco nobre de atuação voltado para o atendimento a inclusão. A discussão desse contexto abordado nas escolas, ainda se apresenta limitada e complexa no que se refere a conhecer diferenças, limites e o espaço das crianças excepcionais.
A intenção é estar reconhecendo o trabalho do pedagogo fora espaço escolar, sendo assim, tomar consciência dos desafios elimites que enfrenta no seu dia a dia.
A universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso são direitos defendidos na sociedade e para isso é necessário discutir as particularidades de cada forma educativa propostas. A pessoa deficiente, no caso desse estudo, os excepcionais também necessitam de oportunidade e de desenvolvimento. A obrigatoriedade de atendimento a deficientes na rederegular de ensino é prevista em lei para a Educação Básica.
A instituição APAE é uma Organização Não Governamental(ONG) com um trabalho de grande significatividade, que abre caminhos para os deficientes, por esse motivo, presta serviço numa área que necessita de mais estudos e divulgação.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pedagogo: espaço interdisciplinar e atuação na APAE

A Pedagogia é uma ciênciacom objetivo de reflexão, ordenação, sistematização e crítica do processo educativo. A articulação entre a prática educativa e a teoria, possibilita ao pedagogo exercer uma função reflexiva, ou seja, pautada na ação reflexão ação do processo educativo, por isso mesmo, investigativa e, portanto, científica.
A pedagogia como ciência tem por objeto a educação, uma educação que não esta fechada naescola, mas será alem dela, o aspecto educativo diz respeito à atividade educar propriamente dita, a relação educativa entre agentes, envolvendo objetivos e meios e educação e instrução, em varias modalidades e instancias. (LIBÂNEO, 1999, p.25)
A formação de pedagogo no Brasil sempre esteve orientada para uma atuação profissional na escola no desempenho de atividades ligadas ao processo de ensino eaprendizagem. Porém na atualidade a sociedade da tecnologia de informação e comunicação disponibiliza mais oportunidades ao pedagogo que poderá também atuar na área não escolar. Essas mudanças podem ser consideradas como resultado da nova relação de trabalho estabelecido no mundo moderno, onde a atuação deste profissional esta mais relacionada a um perfil em consonância com a organização, do...
tracking img