PEDAGOGIAS EMPIRISTAS ABORDAGEM TRADICIONAL

1401 palavras 6 páginas
PEDAGOGIAS EMPIRISTAS: A ABORDAGEM TRADICIONAL

Professora Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira

A abordagem tradicional é uma das mencionadas por Beker (1999) como representativa do empirismo. Saviani (2008) a classificou entre as pedagogias ingênuas, ou seja, aquelas que acreditavam que a educação poderia proporcionar iguais oportunidades para todos.
Luckesi (1994) a classificou como de tendência liberal por ter uma perspectiva que chamou de redentora. Luckesi cita como pedagogias liberais: a tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista. A pedagogia liberal, segundo o autor, sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para exercer seus papeis sociais, de acordo com suas aptidões, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições (1994, p. 55).
Na pedagogia tradicional, segundo este autor, o papel da escola é o de preparar o aluno para assumir uma posição social. Caracteriza-se por um conteúdo enciclopédico, ou seja, o de transmitir o máximo dos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo da história. Usa como métodos a exposição, a repetição e a memorização. O professor é a autoridade que fala e o aluno memoriza e reproduz o que o professor ensinou. O aluno é punido por não aprender e recebe classificações de acordo com seu desempenho (notas).
A abordagem tradicional foi bem descrita por Mizukami (1986). Segundo esta autora, trata-se de uma concepção e de uma prática educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas. O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.
O ensino é centrado no professor. A

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas